Scroll Top

Música para nos ajudar nestes tempos de confinamento

música para o isolamento social

Um especialista em música pop criou uma coleção de faixas musicais para ajudar as famílias durante a atual crise da COVID-19, incluindo uma seleção de despertar, músicas para melhorar o humor e uma lista de reprodução para relaxar no fim do dia.

É professor na Universidade de Huddersfield, DJ e um dos maiores especialistas no estudo da música pop, atributos que Rupert Till decidiu usar para criar uma série de listas de reprodução que visam aliviar o auto-isolamento.

Acessíveis através da plataforma musical Spotify, as listas têm como objetivo ajudar as pessoas confinadas às suas casas a começarem bem os dias, a melhorar o humor e a relaxar perante a enxurrada de notícias sombrias.

“Tal como a maioria das pessoas, estou trancado em casa a maior parte do tempo. O rádio está cheio das mesmas notícias sombrias, o meu filho não está na escola e está a subir às paredes, ninguém está a dormir bem, pois não estamos a sair o suficiente e minha dieta não é tão saudável quanto eu gostaria, mas a música pode mudar o nosso ambiente ao longo do dia”, explica o professor.

Por isso, selecionou listas de reprodução que ajudarão as famílias a passar pela crise atual.

A começar com a ‘Good Morning World!‘, a lista de reprodução para o despertar. “Acordar e começar o dia é importante. É vital manter um dia estruturado, acordando à mesma hora que o normal, para que se possa dormir à noite”, refere Till.

O conjunto de músicas para ouvir logo de manhã inclui ‘Wake Up Boo!’, dos The Boo Radleys, ‘Lovely Day’, de Bill Withers, ‘Good Morning’, dos Beatles, ‘Wake Me Up Before You Go-Go’, dos Wham e ‘Get Up Offa That Thing’, de James Brown.

A segunda seleção musical destina-se a elevar o humor e tem desde ‘Happy’, de Pharrell Williams, ‘Don’t Stop Me Now’, dos Queen e ‘Walking On Sunshine’, de Katrina and the Waves, até Louis Armstrong – ‘What A Wonderful World’ e ‘Bring Me Sunshine’, de Morecambe e Wise. Aquilo que Till chama de “lista de reprodução feliz”.

“Quando os investigadores analisaram o motivo que leva as pessoas a ouvir música, as letras estavam no fundo da lista, mas o clima que proporcionam aparecia à frente”, explica.

“A música tem o poder de mudar o nosso humor, definir o ambiente, fornece uma ecologia acústica, uma paisagem sonora que nos cerca e nos envolve.”

Música para relaxar

A lista de reprodução final, intitulada ‘And Relax‘, contém “músicas geladas e ambiente para acalmar a sua mente”, incluindo ‘Someday’, de CeCe Rogers, ‘Over The Rainbow’, de Eve Cassidy, ‘At The River’, da Groove Armada, além de algumas óperas – o famoso dueto das flores da ópera ‘Lakmé de Delibes’.

“Há momentos em que precisamos de relaxar, diminuir a velocidade e obter algum espaço mental. Com tanta coisa a acontecer no mundo, o tempo para acalmar, recuperar e processar o que está a acontecer nunca foi tão importante, além da necessidade de relaxar e ter um ‘tempo para si’. Essas são algumas músicas para ajudar nisso mesmo para desacelerar os batimentos cardíacos e descansar”, acrescenta.

Posts relacionados