Scroll Top

Portugal é um dos 5 países do Mundo com mais utilizadores da Tiny Trainers

Tiny Trainers

Cerca de um ano depois de ter sido lançada, a primeira aplicação móvel para crianças com atrofia muscular espinhal disponibiliza mais dois novos jogos para complementar os exercícios lúdicos. Portugal está no top 5 dos países em que mais pessoas descarregaram a aplicação, com cerca de 70 ‘downloads’ em menos de um ano.

A Tiny Trainers é uma aplicação com jogos e com exercícios lúdicos concebidos para crianças com atrofia muscular espinhal tipo 1 e tipo 2, entre os quatro e os sete anos de idade, mas que pode ser jogado por qualquer criança com outra doença neuromuscular ou mesmo sem qualquer patologia.

Os jogos da ‘app’ passam por cuidar de um animal de estimação virtual que vai tendo de ser alimentado e lavado. Os prémios vão sendo ganhos através dos exercícios propostos. O jogo reage ao movimento da criança através da câmara frontal do dispositivo móvel.

Inicialmente com três jogos, a ‘app’ criada há um ano tem agora mais dois jogos, num total de cinco. O objetivo é sempre que as crianças façam exercício de uma forma mais divertida.

Andreia Rocha, fisioterapeuta do Centro Materno Infantil do Centro Hospitalar Universitário do Porto, explica que “para participarem nas atividades é fundamental que as crianças se sintam motivadas. As crianças aprendem experimentando e interagindo. Tiny Trainers, um jogo pensado e desenvolvido para crianças com atrofia muscular espinhal pode ser um interessante complemento ao programa de fisioterapia de cada criança”.

A Tiny Trainers não tem o propósito de diagnosticar, prevenir, monitorizar ou tratar qualquer doença. Por isso mesmo, não deve fazer parte do regime de fisioterapia do doente, nem do seu tratamento médico, nem deve, de qualquer forma, substituí-los.

A ‘app’ foi desenvolvida pela Roche e pela Nordic Forest Games, em conjunto com fisioterapeutas e não tem anúncios, nem compras, disponibilizando controlo por voz. E a Tiny Trainers pode ser descarregada através da App Store ou da loja da Google Play, de forma gratuita.

Posts relacionados