Scroll Top

Trabalhar em pé e perder peso? Não, isso não vai acontecer

perder peso

Por certo já ouviu falar nas vantagens de estar em pé no escritório. Até houve mesmo quem aconselhasse o trabalho desta forma, para evitar o acumular de quilos que queremos evitar. Agora, um novo estudo confirma que esta não é a melhor forma de o fazer.

Realizado por especialista da Universidade de Bath, a investigação, publicada na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, revela que os “benefícios” de ficar em pé equivalem a pouco mais de nove calorias por hora, o equivalente a um talo de aipo. De facto, se for apenas para perder peso, a pessoa teria que optar por ficar em pé quase todo o dia para ‘queimar’ apenas uma chávena de café.

Apesar de muito se ter falado sobre o tema, a verdade é que pouco se sabe sobre o verdadeiro custo energético de estar sentado versus ficar de pé.

Para este estudo, a equipa testou as taxas metabólicas em repouso de 46 homens e mulheres saudáveis. Os participantes foram então convidados a deitarem-se, sentarem-se ou levantarem-se e avaliadas as calorias queimadas durante essa atividade.

Com apenas ganhos marginais nas calorias gastas, o estudo questiona a eficácia de trabalhar de pé como uma estratégia eficaz para a perda de peso e tratamento da obesidade.

A receita para perder peso: exercício e alimentação

James Betts, professor do Departamento de Saúde da Universidade de Bath, explica que “a biomecânica da posição em pé significa que mais músculos são usados ​​para suportar uma proporção maior do peso corporal na posição vertical, o que custa mais energia do que estar sentado”.

Vários estudos já chegaram a esta conclusão; outros exploraram os custos de energia de várias atividades diárias que podem ser realizadas sentados ou não, mas também permitem que as pessoas andem por aí. “Por isso, podem não nos dizer o que queremos saber sobre a diferença estar de pé e sentado per se“, acrescenta.

Por outro lado, “no mundo real, as pessoas também não costumam ter os seus movimentos corporais restritos, mas, em vez disso, agitam-se espontaneamente para se manterem à vontade”.

O que significa, de acordo com os especialistas, que concordam que estar demasiado tempo sentado faz mal à saúde, que as pessoas que optam por trabalhar de pé “não devem esperar ver mudanças drásticas no seu peso corporal. Para perder peso, devem concentrar-se no aumento da atividade física e na sua dieta”.

Posts relacionados