Scroll Top

O sono ajuda os alunos a destacarem-se para além da sala de aula

rotina de sono para as crianças

Para os alunos de todos os anos, priorizar o sono é essencial. Porquê? De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), é o caminho para um sucesso físico, emocional, atlético e académico. E os dados de novo inquérito desta instituição confirma isso mesmo, com os pais a afirmarem que quando os seus filhos não dormem o suficiente são impactados negativamente no humor (58%), na atitude (49%), no comportamento (49%), na energia física (44%) e o desempenho académico (30%).

Como acontece com qualquer hábito saudável, a consistência é fundamental e a época de regresso às aulas é o momento perfeito para reiniciar e garantir que os alunos da sua vida estão “no bom caminho” e instalados na sua nova rotina.

“Ajudar o seu filho ou adolescente a estabelecer uma relação saudável com o sono é essencial para o seu sucesso dentro e fora da sala de aula”, afirma Rakesh Bhattacharjee, médico pediátrico em medicina do sono e porta-voz da AASM.

“O que podemos não perceber é que as crianças crescem e se desenvolvem muito enquanto dormem, pelo que um descanso consistente e suficiente é a chave para o seu bem-estar geral.”

Sabe como criar uma rotina de sono?

Com dezenas de distrações e responsabilidades para gerir, as crianças estão sob o peso de exigências crescentes do seu tempo. A sondagem da AASM refere que os pais disseram que as redes sociais (40%), os trabalhos de casa (33%), os clubes, o desporto e outras atividades (22%) e os trabalhos extracurriculares (13%) afetam negativamente os horários de sono dos alunos.

“Um sono saudável é necessário para que as crianças regulem o humor e a saúde mental. Se o seu filho estiver com dificuldades, considere abordar o sono como primeira linha de defesa, bem como falar com o profissional de saúde do seu filho”, acrescenta Bhattacharjee.

Por fim, é também importante garantir que os alunos dormem a quantidade recomendada para a sua idade. Por exemplo, as crianças entre os 6 e os 12 anos necessitam de nove a 12 horas de sono durante a noite, e os adolescentes entre os 13 e os 18 anos necessitam de oito a 10 horas de sono todas as noites.

Aqui ficam algumas dicas da AASM para tornar a transição para o novo ano letivo tranquila:

  • limitar o tempo de ecrã antes de dormir;
  • desligar os aparelhos eletrónicos pelo menos 30 a 60 minutos antes de deitar;
  • desenvolver uma rotina noturna relaxante, que pode incluir leitura, registo no diário ou tomar um banho quente ou duche;
  • criar um ambiente tranquilo, fresco e calmo.

 

Crédito imagem:

Related Posts