Scroll Top

Há um sensor que quer ajudar a prevenir infeções hospitalares

infeções hospitalares

Chama-se CareMinder e pretende ajudar a prevenir as infeções hospitalares com a criação de um sensor que, através da vibração, recorda os profissionais de saúde para a desinfeção regular das mãos. Este é o projeto vencedor da 7.ª edição da iniciativa Cantanhede Innovation Days (Cantanhede i-Days), organizada pela Universidade de Coimbra (UC).

Composta pelos estudantes Adebare Adeleke, Arthur Bastos, Beatriz Oliveira e Patrick Carneiro, a equipa vencedora vai representar a UC na final do Innovation Days (i-Days), que vai decorrer nos dias 28 e 29 de novembro em Budapeste, na Hungria. Vai também receber um prémio no valor de 1 000 euros, apoiado pela Basinnov Life Sciences, empresa do grupo do ramo farmacêutico FHC.

A iniciativa i-Days é promovida anualmente no âmbito da rede EIT Health, em instituições de 16 países: Bulgária, Chéquia, Chipre, Croácia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal e Roménia. E pretende desafiar estudantes de diversas áreas disciplinares para que, em conjunto, respondam a desafios reais da área da saúde de forma inovadora.

Na edição de 2024 da iniciativa Cantanhede Innovation Days, a comunidade de estudantes da UC foi desafiada a responder a desafios lançados por unidades hospitalares da Região Centro, relacionados com sete temáticas: sistemas de monitorização remota de dados de saúde de pacientes, diagnóstico de doenças raras, acesso a cuidados de saúde mental, otimização de recursos hospitalares, monitorização e prevenção de doenças hospitalares, sistemas de suporte à decisão para profissionais de saúde ou melhoria do acesso a cuidados de saúde.

Ao longo de uma semana, os participantes trabalharam em conjunto para pensar soluções inovadoras para responder a um dos desafios elencados. Foram acompanhados por investigadores, docentes e profissionais da área da saúde na preparação das propostas e participaram também em ações de formação em áreas como inovação, empreendedorismo, pitching e design thinking.

As propostas de cada grupo foram apresentadas na final deste concurso e as propostas avaliadas por um júri composto por representantes de várias entidades de Coimbra e de Cantanhede, com ligações ao ensino, inovação, investigação e saúde.

Crédito imagem: Pexels

Related Posts