Scroll Top

Iniciativa conjunta da ESTESC-IPC e ULS de Coimbra elege 4 projetos de investigação para financiamento

investigação

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) e a Unidade Local de Saúde de Coimbra, (ULS de Coimbra) selecionaram os quatro projetos de investigação que irão apoiar financeiramente no âmbito do concurso Co4ID (Cocreating for InterDisciplinarity), que vão do impacto da substituição de sal por salicórnia na hipertensão à área das infeções urinárias.

De entre os oito projetos submetidos a concurso, foram selecionados para financiamento os projetos:

  • MIMO-COMETA: Microambiente Imunológico do Cancro Colorretal com Metastização Hepática;
  • SALHITENS – Avaliação do impacto da substituição do sal comum por Salicórnia em doentes hipertensos;
  • Hiper@NutriAção – Aconselhamento e Intervenção Integrada para a Prevenção e Controlo da Hipertensão Arterial nos cuidados de saúde primários através da Alimentação Sustentável e da Atividade Física;
  • STOP-UTI – Determinação da Suscetibilidade Antimicrobiana por metodologia Point of Care na otimização de terapêutica em Infeções Urinárias não complicadas.

As equipas, lideradas por docentes da ESTeSC-IPC ou por profissionais da ULS de Coimbra, são multi e interdisciplinares, integrando ainda elementos de diversas instituições.

O montante global do investimento será de cerca de 40.000 euros, sendo que os mesmos serão bipartidos pela ESTeSC-IPC e pela ULS de Coimbra.

Apoio à investigação

Lançado em 2024 pela Presidência da ESTeSC-IPC e pela ULS de Coimbra, o Co4ID (Cocreating for InterDisciplinarity) é um concurso que visa apoiar projetos de investigação exploratórios, propostos por investigadores da ESTeSC-IPC e da ULS de Coimbra, estabelecendo uma via privilegiada de aproximação da academia ao contexto clínico.

Todos os investigadores e profissionais de saúde que desenvolvem atividade na ESTeSC-IPC, na ULS de Coimbra, ou em unidades associadas ou participadas por estas, são elegíveis à candidatura, proporcionando-se, desta forma, um ecossistema favorável à co-criação de ideias inovadoras e focadas na resolução de problemas concretos no serviço nacional de saúde (SNS).

O balanço e o número de candidaturas submetidas revelam o sucesso deste projeto conjunto.

Para Telmo Pereira, vice-presidente da ESTeSC, este momento singular assinala uma nova forma de colaboração inter-institucional, que aproxima a academia ao contexto clínico, estimulando a criação integrada de ideias inovadoras centradas nas necessidades concretas do SNS, e estabelecendo as condições necessárias à sua implementação com vista à melhoria da prestação de cuidados de saúde às populações.

O sucesso da presente edição do concurso Co4ID é um indicador objetivo da sua capacidade de mobilização na área da investigação, sendo um incentivo claro para o lançamento de uma segunda edição deste concurso em 2025.

 

Crédito imagem: Pexels

Related Posts