Scroll Top

O chá e o chocolate podem ajudar a reduzir a pressão arterial, revela estudo

chávena de chá

Podemos ter outro motivo para desfrutar de uma chávena diária de chá ou de um pequeno pedaço de chocolate negro, uma vez que um novo estudo, realizado por investigadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, descobriu que os compostos naturais chamados flavan-3-óis, encontrados no cacau, chá, maçãs e uvas, podem melhorar a pressão arterial e a saúde dos nossos vasos sanguíneos.

A investigação, publicada no European Journal of Preventive Cardiology, analisou dados de 145 estudos e descobriu que o consumo regular de flavan-3-óis pode levar a uma redução das leituras da pressão arterial, sobretudo entre as pessoas com pressão arterial alta ou muito alta. Em alguns casos, os efeitos médios de redução da pressão arterial foram comparáveis ​​aos conseguidos com recurso a alguns medicamentos.

Descobriu-se também que os flavano-3-óis melhoram a função do endotélio, o revestimento interno dos vasos sanguíneos, o que é essencial para a saúde cardiovascular em geral. Uma melhoria que ocorreu independentemente das alterações da pressão arterial, sugerindo um impacto positivo mais alargado no sistema circulatório.

Christian Heiss, principal autor do estudo e professor de Medicina Cardiovascular na Universidade de Surrey, considera estas descobertas “encorajadoras para quem procura formas acessíveis de controlar a pressão arterial e promover a saúde cardíaca através de mudanças alimentares prazerosas. Incorporar pequenas quantidades de alimentos habitualmente consumidos, como chá, maçãs, chocolate negro ou cacau em pó, numa dieta diária equilibrada pode fornecer quantidades benéficas de flavonóides”.

“Embora não substitua medicamentos prescritos ou aconselhamento médico, incluir mais alimentos ricos em flavan-3-ol na rotina diária pode ser um complemento valioso para um estilo de vida saudável, especialmente para pessoas com pressão arterial elevada”, acrescenta.

 

Crédito imagem: Unsplash

Posts relacionados