Scroll Top

Abrir os olhos debaixo de água na piscina: sim ou não?

abrir os olhos debaixo de água

Nos meses mais quentes, muitas são as pessoas que adoram nadar na piscina. Mas embora o cloro mantenha a água limpa, isso não significa que deva abrir os olhos enquanto estiver debaixo de água. Fazê-lo pode causar danos temporários aos olhos, conforme explica uma especialista da Mayo Clinic.

“O cloro é um desinfetante muito poderoso e pode causar danos às células da camada externa que protegem a córnea”, explica Muriel Schornack, optometrista da Mayo Clinic, nos Estados Unidos.

Não há problema em abrir os olhos de vez em quando, mas fazê-lo por períodos prolongados pode causar danos.

“Os olhos ficam vermelhos e irritados. Pode desenvolver fotofobia, ou sensibilidade à luz. A sua visão pode ficar turva e os seus olhos podem ficar irritados ou até doridos”, afirma a especialista.

Na maioria das vezes, estes sintomas são desconfortáveis, mas temporários. Se realmente desejar abrir os olhos debaixo de água para ver para o que se passa no fundo da piscina, a dica da especialista é simples: usar óculos de proteção.

“Eu sou uma grande fã de óculos de natação por alguns motivos. Eles protegem a superfície dos olhos”, afirma Schornack. “E muitas pessoas com miopia ou hipermetropia gostam de usar lentes de contato para nadar. Se o cloro penetrar nessas lentes, é possível que um reservatório de cloro se formena superfície do olho, o que provavelmente causará danos.”

Posts relacionados