Scroll Top

Os 6 principais sintomas de alergia ao bolor nos adultos

bolor

Quais são os principais sintomas de alergia ao bolor nos adultos? Muitos não se apercebem, mas os esporos do bolor estão por todo o lado e, ainda que invisíveis a olho nu, estão constantemente a flutuar no ar que respiramos. Trata-se de um tipo de fungo, que produz esporos microscópicos normalmente não prejudiciais ou perigosos, mas que podem desencadear uma reação a quem tem alergia ao bolor.

Os esporos de bolor também têm sido associados à rinite alérgica e à asma. Embora muitas alergias sejam sazonais, as alergias ao mofo não se devem ao facto de o mofo crescer ano após ano, tanto no interior como no exterior. Lá fora, prosperam em troncos em decomposição e folhas caídas, em pilhas de composto e em gramíneas e grãos. Na primavera, crescem nas plantas mortas pelo frio.

Mas podem também ter origem dentro de casa. Os fungos crescem em áreas húmidas, como a casa de banho, a cozinha ou o sótão e podem crescer em paredes, roupas e vários artigos domésticos. Ou seja, vivem em todo o lado, confirma a Ochsner Health, uma organização norte-americana sem fins lucrativos.

Os sintomas comuns da alergia ao bolor imitam os que estão associados a uma constipação, infeção como sinusite ou outra alergia respiratória e incluem:

  • comichão no nariz, olhos, e/ou garganta;
  • espirros;
  • nariz entupido ou a pingar;
  • tosse;
  • muco (catarro) na garganta;
  • sintomas de asma se tiver asma alérgica – tosse, pieira, falta de ar e/ou aperto no peito.

A melhor forma de determinar com certeza que tem uma alergia a bolor é consultar um alergologista, que fará os exames necessários para confirmar o diagnóstico e dar início ao tratamento, seja com anti-histamínicos ou pulverizadores de corticosteroides nasais.

A irrigação nasal, que envolve a utilização de um kit de soro fisiológico para lavar as fossas nasais com água salgada também pode ser útil, uma vez que elimina os irritantes das vias respiratórias e alivia os sintomas.

Posts relacionados