Scroll Top

Mais de metade dos portugueses não acredita que uso do telemóvel afeta o seu sono

sono

Uma investigação realizada pela Emma – The Sleep Company junto de 500 portugueses mostra que mais de 50% não acreditam que a utilização do telemóvel antes de dormir tem impacto na sua experiência de sono, sendo que mais de um quinto dos inquiridos faz scroll antes de se deitar durante um período entre 30 e 60 minutos. A realidade é que quase metade dos inquiridos usa o telemóvel antes de adormecer e esta utilização tem impacto na qualidade do seu sono.

Por isso, no âmbito do Dia Mundial do Sono, que irá ocorrer no dia 17 de março, a empresa alemã desafia os portugueses a participarem no desafio “Desconecta. Dorme Bem, Reconecta-te”, de modo a quebrar estas rotinas incorretas e melhorar a experiência de sono dos envolvidos.

Os resultados mostram que esta habituação aos nossos telemóveis deve-se muito à as notificações push que estes geram, o que leva a que fiquemos viciados e com a necessidade de obter a dopamina gerada por estes fatores. Assim, os sintomas de abstinência podem surgir mesmo quando não utilizamos o nosso telemóvel durante algum tempo.

“A utilização do telemóvel à noite é sempre um tema muito debatido”, confirma Theresa Schnorbach, líder da equipa de Sleep Research da Emma – The Sleep Company.

“Embora os estudos não concordem inteiramente sobre se a luz brilhante nos desperta realmente, os cientistas e os entrevistados concordam que o conteúdo que consumimos nos nossos telemóveis (sobretudo das redes sociais e serviços de mensagens) mantém-nos muitas vezes acordados e impedem-nos de ir para a cama quando deveríamos. Isto é algo que devemos ter consciência. Pôr o telemóvel de lado no início da noite e ler um livro, tomar um banho quente ou fazer exercícios de relaxamento pode muitas vezes ajudar a ter uma melhor experiência de sono. Afinal de contas, isto não põe em risco o nosso sono; pelo contrário, está mesmo provado que nos ajuda a dormir melhor.”

“Desconecta. Dorme Bem. Reconecta-te.” é um desafio com a duração de 10 dias, que visa cumprir três objetivos: manter o telemóvel fora do quarto para um ambiente de sono mais agradável; escolher dois momentos por dia para desconectar e fazer algo que se goste; entrar em “Modo de Sono” depois das 20h30 e desligar todas as notificações.

Todos podem participar neste desafio, mas a Emma – The Sleep Company irá oferecer cinco cestos (cada um com um livro de culinária, um livro de ficção, um kit de pintura, um kit de cultivo, um kit de cosméticos, um despertador analógico e um diário do sono) aos cinco participantes que demonstrarem, de uma forma criativa, como é que esta atividade poderá melhorar a sua experiência de sono.

Os vencedores serão anunciados no dia 13 de março. Para saber mais sobre este desafio e poder participar, aceda aqui.

Posts relacionados