Scroll Top

Dormir a sesta durante mais de 30 minutos associado a um risco mais alto de arritmia

sesta

Uma sesta diurna durante 30 minutos ou mais está associada a uma maior probabilidade de desenvolvimento de fibrilhação auricular, mostra uma investigação apresentada no ESC Preventive Cardiology 2023, um congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia.

“O nosso estudo indica que a sesta deve ser limitada a menos de 30 minutos”, refere o autor do estudo Jesus Diaz-Gutierrez, investigador do Hospital Universitário Juan Ramon Jimenez, Huelva, em Espanha. “As pessoas com sono noturno perturbado devem evitar confiar na sesta para colmatar o seu défice.”

A fibrilhação auricular é a perturbação mais comum do ritmo cardíaco, afetando mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo. Quem vive com esta arritmia tem um risco de AVC cinco vezes superior  e “estudos anteriores sugeriram que os padrões de sono podem também desempenhar um papel no desenvolvimento da fibrilhação auricular, mas tanto quanto sabemos, este foi o primeiro estudo a analisar a relação entre a sesta e o risco da arritmia”, confirma o especialista.

A idade média dos participantes neste estudo foi de 38 anos, sendo 61% mulheres. Durante um seguimento médio de 13,8 anos, 131 pessoas desenvolveram fibrilhação auricular e, em comparação com as sestas curtas, aqueles que dormiram durante 30 minutos ou mais por dia à tarde apresentaram um risco quase duplicado de fibrilhação auricular. Já no que diz respeito às mais curtas, o risco não foi elevado naqueles que as evitaram.

Os investigadores realizaram uma segunda análise para identificar a duração da sesta associada com o menor risco de fibrilhação auricular, que incluiu aqueles que relataram dormir à tarde de forma regular e excluiu participantes que não fizeram a sesta.

E, comparando com os que dormiram durante mais de 30 minutos por dia, os que dormiram menos de 15 minutos tiveram um risco 42% menor de fibrilhação auricular, enquanto os que dormiram durante 15 a 30 minutos apresentaram um risco 56% reduzido.

“Os resultados sugerem que a duração ótima da sesta é entre 15 a 30 minutos, nas são necessários estudos maiores para determinar se um sono diurno curto é preferível a não dormir de todo. Há numerosas explicações potenciais para as associações entre a sesta e a saúde. Por exemplo, as mais longas podem perturbar o relógio interno do corpo (ritmo circadiano), levando a um sono noturno mais curto, a mais despertares noturnos e à redução da atividade física. Em contraste, a sesta diurna curta pode melhorar o ritmo circadiano, baixar os níveis de pressão arterial e reduzir o stress.”

Posts relacionados