Scroll Top

Especialistas dão conselhos sobre como gerir a esclerose múltipla a partir de casa

esclerose múltipla

É uma doença difícil, que oferece muitos desafios e cuja gestão não é fácil. Menos ainda em tempo de pandemia. Porque a esclerose múltipla é, de facto, uma doença que implica alguns cuidados especiais, que se complicam perante a COVID-19 e o consequente isolamento em casa, um conjunto de especialistas de diferentes áreas partilha dicas sobre a melhor forma de gerir a doença nestes tempos mais difíceis.

São especialistas de saúde que lidam diariamente com a doença e que se juntaram para, através de uma sequência de 10 vídeos, transmitir conselhos a todos os doentes, família, amigos e cuidadores informais, através da plataforma “alÉM das Histórias”, um canal de Youtube dedicado à esclerose múltipla.

“Não deixe de fazer o tratamento; consulte o seu médico; mantenha-se ativo fisicamente; tenha atividades cognitivas” são alguns dos primeiros conselhos, partilhados pelo médico neurologista Filipe Palavra, que já podem ser consultados no primeiro vídeo já publicado na página atrás referida.

Conselhos que, ao longo das próximas nove semanas, médicos como Simone Fernandes, nutricionista, Cristina Rodrigues, enfermeira, Ana Carina Resina, psicóloga e José Feio, farmacêutico, vão partilhar, ajudando os doentes e quem deles cuida a enfrentar a pandemia.

Recorde-se que a esclerose múltipla é uma doença crónica, autoimune, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central.

No canal Youtube alÉM das Histórias, um projeto criado pela Merck em 2018, é possível conhecer histórias e ter acesso a conteúdos informativos de qualidade para a comunidade de esclerose múltipla, contando ainda com o apoio das três associações de doentes: a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e a Associação Todos com a Eclerose Múltipla (TEM).

Posts relacionados