Scroll Top

Eduardo Excelente Pinto, o 1º português com esclerose múltipla a concluir um Ultra Trail

eduardo excelente pinto

O sonho é o de concluir todas as provas do circuito de Trail Ultra Endurance, da Associação Trail Running Portugal. E ainda que este continue por concretizar, Eduardo Excelente Pinto deu um passo em frente, ao tornar-se o primeiro português portador de esclerose múltipla a completar os 103 km do Ultra Trail de São Mamede, prova que concluiu em 22h30m.

Depois da participação, em abril, no MIUT® – Madeira Island Ultra Trail, na ilha da Madeira, não ter corrido como esperado, sobretudo devido às condições meteorológicas muito adversas, Eduardo Excelente Pinto dedicou toda a sua atenção à prova de Portalegre.

Cumpriu este objetivo, está assim mais próximo de conquistar os pontos necessários para participar no UTMB (Ultra Trail du Mont Blanc), em França, no próximo ano, considerada a mais importante e emblemática entre as provas de montanha. Para isso, falta-lhe completar mais duas provas do Campeonato Nacional.

E ao completar mais uma será, também, o primeiro português com esclerose múltipla finalista deste mesmo campeonato ultra endurance.

Atleta prova que “vida não termina com esclerose múltipla”

Para atingir as suas metas, o atleta conta este ano com o apoio das Bolsas GAES, depois de ter sido eleito um dos vencedores da 2.ª edição do programa “Persegue os teus sonhos”, uma iniciativa da líder ibérica em reabilitação auditiva, integrada na Fundação GAES Solidária.

Diagnosticado com otosclerose em 2008 e esclerose múltipla em 2017, Eduardo Excelente Pinto queria – e está a conseguir – provar que “a vida não termina quando se tem esclerose múltipla, que tudo é possível e que nunca devemos desistir dos nossos sonhos”.

Nas provas que realiza, o atleta não esquece a doença que há um ano é também sua, promovendo sempre uma angariação de fundos destinada a apoiar a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

Posts relacionados