Scroll Top

Investigadores criam “supercola” que repara o coração em segundos

supercola para o coração

E se houvesse uma cola capaz de travar hemorragias? A ideia conquistou um grupo de investigadores da Universidade de Zhejiang, na China, que criou recentemente uma supercola cirúrgica que permite fazer isso mesmo, ou seja, estancar hemorragias em segundos e reparar danos no coração.

A equipa realizou vários testes em laboratório, tendo conseguido reparar, com sucesso, lesões na veia carótida e estancar hemorragias. A supercola conseguiu ainda reparar danos no coração sendo, de acordo com o estudo, a primeira vez que foi encontrada uma substância capaz de reparar lesões neste órgão sem a necessidade de recorrer a suturas.

Assim, esta solução vem reduzir o tempo necessário para travar e estancar uma hemorragia, que quando incontrolável, pode levar à morte.

A supercola, que tem a uma composição semelhante a uma matriz extracelular, tem uma
aplicação bastante simples e eficaz: deve ser aplicada na área afetada, iluminando-se, de seguida, a área com uma luz ultravioleta, para completar o processo de secagem e fixação da cola.

Esta substância foi até agora apenas testada nos órgãos vitais de animais como coelhos e porcos. No entanto, a equipa chinesa pensa que poderá estar para breve o início dos ensaios clínicos em humanos, devidos às semelhanças dos órgãos vitais do porco e do ser humano.

Embora haja já algumas soluções semelhantes no mercado, muitas destas supercolas precisam de alguns minutos para secar, não são eficazes em ambientes húmidos e podem conter, na sua composição, substâncias tóxicas para o ser humano.

Posts relacionados