Febre, dores de estômago, diarreia, dor de garganta, calafrios, tosse, espirros e dor de cabeça são sintomas que podem surgir sozinhos ou na companhia uns dos outros e que nos fazem sentir mal. Mas quais destes sintomas fazem parte da lista que permite dizer que alguém tem gripe?
Especialistas da Mayo Clinic, nos EUA, referem que o nariz a pingar ou entupido, os espirros, congestão, dor de cabeça e dor de garganta podem ser o prenúncio de uma constipação ou comum resfriado, uma infeção viral do nariz e da garganta que é normalmente inofensiva.
Embora não haja tratamento para a constipação, a maioria das pessoas melhora no prazo de uma semana a 10 dias. É importante recordar que os antibióticos não são eficazes contra os vírus, e o seu uso excessivo pode contribuir para o desenvolvimento de resistência a estes medicamentos.
O que é que se pode fazer para ajudar no alívio? Ingerir muitos líquidos e repousar.
Há depois outros sintomas, que incluem diarreia, náuseas, cólicas e dores abdominais, que são típicos das chamadas gastroenterites e que duram apenas um ou dois dias, podendo, ocasionalmente, persistir por até 10 dias.
Também aqui não há tratamento médico específico, mas há medidas que podem ajudar no alívio dos sintomas, como o repouso, evitar alimentos sólidos por algumas horas e adotar uma dieta ligeira.
E depois temos a gripe, uma infeção viral que ataca o sistema respiratório, incluindo nariz, garganta e pulmões e que, de início, se pode confundir com o resfriado comum, com os seus espirros e dor de garganta. Mas enquanto as constipações costumam desenvolver-se lentamente, já a gripe tende a surgir repentinamente e a pessoa sente-se bem pior.
Para a maioria, a gripe resolve-se sozinha. Mas há situações em que as suas complicações podem ser fatais, sobretudo nas crianças pequenas, mulheres grávidas e em pessoas com mais de 65 anos, com sistema imunitário enfraquecido e com algumas doenças crónicas.
Por norma, não será necessário mais nada além de descanso e muitos líquidos para tratar a gripe. E, ao contrário dos problemas acima, há uma vacina para a gripe, que reduzir o risco de infeção e diminui a sua gravidade.