Scroll Top

Liga Portuguesa Contra a Sida retoma testes rápidos a VIH, hepatites virais, sífilis

testes rápidos de VIH

A Liga Portuguesa Contra a Sida associa-se a vários países europeus e organizações para participar na Semana Europeia do Teste Primavera 2020, uma iniciativa organizada pela EuroTEST, que se assinala de dia 15 a 22 de maio. Em Portugal, a LPCS vai realizar testes rápidos para o VIH, hepatites virais, sífilis e outras infeções, entre os dias 15 e 22 de maio, nos municípios de Lisboa, Odivelas e Loures.

A Semana Europeia do Teste da Primavera visa relembrar toda a comunidade que as infeções por VIH, hepatites virais, sífilis e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST), requerem a continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços em tempos de pandemia COVID-19.

Este ano, a campanha reafirma a importância da partilha de experiências adquiridas na área do VIH, hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis, para que se possa trabalhar em conjunto numa resposta à infeção pelo novo coronavírus.

Maria Eugénia Saraiva, Presidente da LPCS, salienta ser “importante garantir o acesso aos rastreios do VIH, hepatites virais e outras IST, mas também dos tratamentos e serviços com especial atenção às populações mais vulneráveis”.

De acordo com a responsável, “Prevenir, Testar e Tratar são respostas essenciais”, salientando ainda que “as pessoas vulneráveis devem ser apoiados principalmente em tempos de pandemia. Por isso, é fundamental que se faça o teste”.

Consciente de que este retomar à nova normalidade requer condições especiais de proteção aos utentes, a Liga privilegia, por isso, a marcação dos rastreios por telefone (através do número 91 150 00 71) de forma a poder informar previamente dos procedimentos adequados.

A Unidade Móvel de Rastreio “Saúde + Perto” estará, nos dias 15 e 18 de maio, em Lisboa, na Praça de Entrecampos e no Bairro de Santos.

De 19 a 20 de maio ficará por Odivelas e, nos restantes dias 21 e 22 de maio, em Loures. Os Centros de Atendimento e Apoio Integrado em Lisboa e Odivelas estarão igualmente disponíveis para realizar os testes rápidos, informar e orientar sobre a melhor forma de nos protegermos, distribuindo materiais preventivos (preservativos masculinos e femininos) e informação a todos.

Posts relacionados