Qual é a melhor posição para dormir? Este artigo dá a resposta

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A maioria das pessoas passa um terço das suas vidas a dormir ou a descansar, revela a Sleep Foundation, instituição que estuda o sono, período durante o qual o corpo se recarrega e repara. E uma boa noite de sono pode ser frequentemente determinada pela posição. Os especialistas em sono da Mayo Clinic, Lois Krahn e Virend Somers, partilham dicas sobre as melhores e piores posições durante o sono e explicam porque é que a forma como dormimos importante.

Primeiro, a pior posição: de costas, sobretudo para que tem apneia do sono. “Eu sei que muitas pessoas acham confortável porque não estão a colocar peso sobre as suas articulações”,  refere Krahn, médica do sono da Mayo Clinic, nos Estados Unidos. “Dormir de costas significa que a sua língua e o seu maxilar podem ficar numa posição que obstrua a passagem do ar.”

“E muitas pessoas ressonam mais de costas.”

Dormir de bruços ou de lado?

Dormir de bruços ajuda a manter a passagem do ar aberta, mas pode colocar pressão sobre a coluna e o pescoço. “Há muitas evidências que sugerem que provavelmente o melhor é passar a noite de lado”, explica Somers, cardiologista e diretor da unidade do sono do Centro de Ciências Clínicas e Translacionais da Mayo Clinic.

Dormir de lado ajuda a prevenir o encerramento da passagem do ar e pode reduzir o ressonar. “Ccom a cabeça ligeiramente mais alta, desde que esteja confortável, é uma boa forma de dormir”, confirma Krahn. E é também recomendado durante a gravidez, sobretudo no último trimestre.

Dormir do lado esquerdo é melhor porque não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável, avança Somers. “Quando se está no terceiro semestre da gravidez e se dorme de costas, o útero comprime a veia cava inferior. Isso comprime o sistema arterial”, justifica.

Esta posição é ainda considerada pela Sleep Foundation como a melhor para as pessoas com dores no pescoço e dores nas costas, principalmente se colocarem uma almofada pequena entre os joelhos. Se não o fizer, refere Somers, “a pressão de dormir de lado fica sobre a anca e isso pode trazer problemas”.

 

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