Scroll Top

Tosse nas crianças é mal compreendida e mal tratada, revela estudo nacional

tosse nas crianças

Tosse nas crianças

Quem tem filhos conhece-a bem. Por vezes sozinha; outras vezes acompanhada de outros sintomas, a tosse nas crianças é, confirmam os especialistas, “um dos sintomas mais comuns em idade pediátrica”. No entanto, revela um estudo nacional, é ainda mal compreendida pelos pais. E mal tratada.

Publicado na Acta Pediátrica Portuguesa, o estudo ‘Tosse: Uma Preocupação? Perspetiva dos Pais’ confirma que “o recurso a fármacos é frequente, apesar da sua eficácia e segurança não estarem comprovadas”.  

Realizado com base num inquérito que decorreu entre fevereiro e abril de 2016 junto de mais de duas centenas de cuidadores de crianças admitidas na urgência pediátrica de um hospital de nível II, a maioria pais (94%) do sexo feminino (82%), com idade média de 37 anos, foi possível perceber que é generalizada a ideia de que a tosse nas crianças é um mecanismo de defesa.

Ao todo, 63% dos pais pensam desta forma, embora tenham admitido ficar muito preocupados quando o seu filho tossiu (56%).

Para lidar com a situação, mais de metade dos cuidadores (56%) confirmou ter dado um medicamento para a tosse aos seus filhos no último Inverno, uma decisão que, em 62% dos casos, tinha como base a prescrição feita por um médico. O uso de fármacos foi maior, no entanto, junto dos pais com menor grau de instrução.

É preciso mais informação e mais formação sobre a tosse nas crianças

Quanto aos resultados, a maioria dos pais considerou a medicação eficaz (72%) e apenas um terço dos que responderam ao inquérito a viram como potencialmente perigosa.

Para os especialistas, estes resultados permitem concluir “que a tosse é um sintoma ainda mal compreendido pelos pais, levando a uma utilização frequente de fármacos”.

Mas há mais. Os autores do trabalho consideram ter-se verificado igualmente “uma elevada prescrição médica”, destacando “a importância da formação dos profissionais de saúde e dos pais para uma melhor abordagem da tosse na criança”.

Posts relacionados