
No próximo dia 26 de março, Coimbra será palco de uma iniciativa dedicada à saúde reprodutiva, promovida pela Clínica Ferticentro, em parceria com a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. O evento, que será aberto ao público, pretende sensibilizar os jovens universitários para a importância da preservação da fertilidade e da doação de gâmetas (óvulos e esperma), abordando estas questões tanto do ponto de vista dos futuros pacientes como dos profissionais de saúde.
Com o título “Preserva o Futuro: Fertilidade, Ciência e Escolhas”, a iniciativa, que decorrerá pelas 14h30, no Anfiteatro 2 da subunidade 1, Polo III da Faculdade de Medicina, contará com a participação de especialistas na área da Medicina da Reprodução, que irão partilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas numa sessão interativa.
A sessão será conduzida por Cláudia Zennaro, que introduzirá os principais desafios e soluções na preservação da fertilidade e na doação de gâmetas.
Seguir-se-á uma mesa redonda com especialistas na área, onde serão discutidas as diferentes perspetivas clínicas e científicas sobre os tratamentos de fertilidade e a sua relevância para os estudantes de Medicina e Farmácia.
No final do evento, haverá um espaço aberto para perguntas, permitindo aos participantes esclarecer dúvidas diretamente com os especialistas.
Programa:
– Apresentação sobre Preservação da Fertilidade, com Claudia Zennaro, médica
– Mesa Redonda – O papel dos profissionais na área da fertilidade, com Vladimiro Silva, Farmacêutico e Diretor Científico da Ferticentro, Nisa Félix, Médica especialista em Ginecologia/Obstetrícia, Bruno Barauna, Embriologista