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Spin-off portuguesa recebe dois milhões para combater a doença de Alzheimer

spin-off ganha prémio

Uma spin-off portuguesa acaba de receber dois milhões de euros para o combate à doença de Alzheimer através do uso da inteligência artificial e da fotónica. O prémio, atribuído pelo Wild Card, um programa de aceleração do EIT Health, o maior consórcio da área da saúde no mundo, escolheu a startup nacional de entre centenas de projetos.

A iLoF, assim se chama a spin-off do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), composta por três investigadores portugueses, marca presença pela primeira vez na Web Summit, em Lisboa.

Os investigadores da spin-off nacional criaram um sistema portátil para servir de biblioteca de “impressões digitais” de várias doenças neurodegenerativas, permitindo testes rápidos e pouco invasivos em doenças como Parkinson ou tumores cerebrais, usando apenas microlitros de sangue.

O objetivo é agora unir esforços no combate à doença de Alzheimer.

“A cada três segundos, alguém no mundo desenvolve a doença de Alzheimer. Apesar de existirem 50 milhões de pessoas em todo o mundo com esta doença, não houve qualquer tratamento novo aprovado nos últimos 14 anos e foram mais de 400 os estudos clínicos falhados”, afirma em comunicado Joana Paiva, investigadora do INESC TEC e uma das fundadoras da iLoF.

“Outro dado reconhecido é o facto de se prever que o número de doentes de Alzheimer triplique até 2050. Foi este o paradigma que quisemos mudar: usar a inteligência artificial e a fotónica para acelerar o desenvolvimento de tratamentos novos e personalizados para a doença de Alzheimer”, acrescenta.

Spin-off acelerada pelo Wild Card

O prémio agora conquistado decorreu de um trabalho de seis meses em que a spin-off foi acelerada pelo Wild Card, um programa organizado pelo EIT Health, criado para apoiar projetos altamente disruptivos de resposta aos principais desafios de saúde mundial.

De entre centenas de projetos, e passando por uma intensa validação técnica e de mercado que incluiu Bootcamps e Hackathons em várias cidades europeias, a equipa foi recebendo mentoria e aconselhamento de experts da indústria mundial que ajudaram a guiar o projeto.

O programa culminou numa final realizada em Munique, onde frente a um painel de investidores internacionais a equipa se sagrou vencedora, assegurando um investimento de dois milhões de euros para acelerar o plano de crescimento da startup.

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