A prática de exercício físico para quem tem de fazer hemodiálise ajuda a prevenir quedas e a melhorar a mobilidade nas atividades diárias, contribuindo ainda para garantir que os nutrientes dos alimentos ingeridos fortalecem os músculos. É por isso que um grupo de especialistas espanhóis decidiu criar uma série de vídeos que ajuda estes doentes a deixar de serem sedentários.
Investigadores da Universidade CEU Cardenal Herrera e da Associação Provincial de Combate às Doenças Renais de Castellón, ALCER Castalia gravaram, por isso, vários vídeos que promovem o exercício físico entre as pessoas que recebem tratamento de hemodiálise, disponíveis no YouTube.
Exercícios adaptados às condições físicas das pessoas com doença renal crónica e que possibilitam que estes acompanhem um conjunto completo, podendo aumentar de intensidade à medida que a sua condição física melhora.
‘Desenhados’ pela investigadora Eva Segura, professora de Fisioterapia e pioneira na implementação, em Espanha, de exercícios físicos durante as sessões de hemodiálise, a rotina de exercícios recomendada nos vídeos foi criada especificamente para melhorar sua mobilidade nas atividades diárias.
Extensão do joelho quando se está sentado, flexão do joelho em pé, agachamento intensivo, levantar e sentar numa cadeira sem usar os braços são alguns dos exercícios propostos, aos quais se deve adicionar um minuto de caminhada rápida entre cada exercício e três minutos de caminhada regular no início e no final de toda a rotina.
“É aconselhável concluir esta rotina de exercícios pelo menos três vezes por semana”, explica Eva Segura. “Ao estar disponível no canal do CEU UCH no YouTube, permite que sejam feitos em casa, uma vez que o vídeo inclui recomendações sobre a postura apropriada para a realização de cada exercício e o ritmo, o número de repetições e a progressão apropriada para melhorar e aumentar lentamente o esforço”, acrescenta.
“Recomendamos também que tome nota dos exercícios que foram feitos num diário, bem como o número de repetições e o esforço percebido, a fim de partilhar essas informações com o profissional de saúde que cuida do doente.”
Benefícios para quem faz hemodiálise
A série de vídeos começa com mensagens motivacionais a favor do exercício físico entre pessoas com doença renal crónica, tal como é definida por especialistas nas áreas de Fisioterapia, Nefrologia, Enfermagem e Psicologia, recordando os seus benefícios durante a hemodiálise, como a prevenção de quedas e a melhoria da mobilidade nas atividades diárias.
Alicia García Testal, nefrologista, destaca também no vídeo a independência que o exercício físico proporciona aos doentes em hemodiálise que os praticam, a fim de continuar melhor o seu tratamento, mas também para aproveitarem mais a vida.
“Ao publicar esses vídeos, esperamos alcançar inúmeros doentes em hemodiálise pelo YouTube, para que sejam motivados a realizar estes exercícios adaptados à sua condição física e desfrutar dos seus efeitos benéficos”, refere Eva Segura.