Costuma dizer-se que o Natal é quando um homem quiser e, a julgar por um novo estudo, se calhar deveria mesmo ser. É que, se a capacidade do cheiro a pinho ou da suavidade dos ramos de abeto aliviarem o stress não é novidade, os investigadores da Universidade da Virgínia Ocidental, nos EUA, descobriram que o simples o ato de comprar árvores de Natal verdadeiras oferece aos consumidores benefícios para a saúde mental que não obtêm na caça às árvores artificiais.
A exposição a árvores verdadeiras, mesmo em espaços de venda de árvores de Natal ou lojas, pode ajudar os consumidores a recuperar da fadiga mental, concluiu uma equipa liderada por Chad Pierskalla, professor de Recreação, Parques e Recursos Turísticos na Faculdade Davis de Agricultura, Recursos Naturais e Design.
A investigação de Pierskalla teve origem num artigo de jornal que fazia várias propostas sobre os benefícios para a saúde mental das verdadeiras árvores de Natal, incluindo a redução da ansiedade, do stress psicológico e da depressão.
“Essas são sobretudo propostas baseadas em investigações sobre a natureza em geral”, afirma. “Quisemos dar o próximo passo e analisar especificamente os benefícios relacionados com as árvores de Natal e fornecer provas empíricas reais para tal.”
Pierskalla juntou-se, então, ao programa de Arquitetura Paisagista do Davis College para criar a proposta, financiada pelo Real Christmas Tree Board, um programa nacional de investigação e promoção do Departamento de Agricultura dos EUA.
Juntamente com os seus colegas, incluindo Dave McGill, professor e especialista de Extensão em Gestão de Recursos Florestais, visitaram várias lojas, quintas e espaços de venda de árvores de Natal, assim como locais de venda a retalho de árvores artificiais e, com base nessas experiências de compra, desenvolveram vídeos de três minutos para mostrar aos participantes do estudo.
“Pedimos aos nossos inquiridos que avaliassem os vídeos que mostravam exemplos de exposições de árvores de Natal e avaliassem o caráter restaurador que percecionavam das exposições”, explica Pierskalla.
As suas descobertas forneceram a primeira prova empírica de que comprar uma árvore de Natal verdadeira ajuda os clientes a recuperar da fadiga mental, melhora a sua capacidade de concentração, restaura a sua capacidade de focar a atenção e ajuda-os a sentirem-se menos irritáveis. Além disso, um acréscimo surpreendente e inesperado a esses resultados revelou o tipo de interesse, ou fascínio, que os participantes sentiram durante os processos de compra de árvores reais e artificiais.
“As árvores artificiais são fascinantes, de acordo com os participantes do nosso estudo”, disse Pierskalla. “Mas é o tipo de fascínio que se tem como quando se vê um evento desportivo na televisão. Não é o tipo de fascínio que se encontra na natureza, ouvindo o vento soprar nas folhas ou observando uma ondulação num lago. Esse é um fascínio mais suave, e esse é o epicentro do fascínio que a natureza pode proporcionar. É o tipo de fascínio que é necessário para recuperar da fadiga.”
O quadro de investigação utilizado pela equipa chama-se “teoria da recuperação da atenção”, que sugere que a fadiga mental e a concentração podem ser melhoradas através da interação com a natureza.
A equipa gostaria de continuar a orientar a sua investigação no sentido de incorporar a natureza em diferentes tipos de projetos criados pelo homem, incluindo a utilização de plantas de interior, tanto no comércio como nas salas de aula.
Pierskalla afirmou que os efeitos positivos da natureza não são um fenómeno novo.
“Remonta a Hipócrates, que foi um dos primeiros a identificar os benefícios curativos da natureza quando afirmou que a própria natureza é o melhor médico”, afirma. “Mas talvez, algures ao longo do tempo, nos tenhamos esquecido dessa importante mensagem.”