Scroll Top

Vencedores dos TOP Health Awards querem mudar o panorama da saúde em Portugal

TOP Health Awards

Combater a solidão; reforçar a informação sobre a diabetes; usar a gamificação para promover o envelhecimento saudável; humanizar a experiência cirúrgica: são estes os objetivos dos projetos vencedores da 2ª edição dos TOP Health Awards, prémios que distinguem projetos com impacto na saúde da população em quatro áreas – Literacia em Saúde, Integração de Cuidados, Tecnologia e Dados, e Diversidade, Equidade e Inclusão -, entregues numa cerimónia que decorreu na Associação Comercial de Lisboa com os principais stakeholders da saúde.

Auscultar e satisfazer as necessidades sentidas por alunos com diabetes tipo 1, mobilizando os recursos necessários para o tratamento e gestão de situações intercorrentes, como a hipoglicemia, e contribuindo para uma escola inclusiva através da melhoria da literacia em saúde foi o vencedor da categoria Literacia em Saúde. O projeto A Diabetes Existe, a Inclusão Persiste, da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, é implementado nos estabelecimentos de educação e ensino da Feira-Arouca.

Na categoria de Integração de Cuidados, o prémio foi para a CAPO, a Clínica de Atendimento Pré-Operatório da Unidade Local de Saúde de São José, para uma iniciativa que dá resposta às etapas necessárias no percurso prévio à cirurgia, apostando numa redução de custos através de uma abordagem integrada e multidisciplinar que assenta na premissa de valorização, satisfação, humanização e proximidade com o doente.

A realidade aumentada e a gamificação são a base para o projeto Exercogs, das Irmãs Hospitaleiras de Sintra, que visa a promoção do envelhecimento saudável e prevenção/reabilitação na demência, vencedor na categoria de Tecnologia e Dados

Finalmente, na categoria de Diversidade, Equidade e Inclusão, o prémio foi para o projeto Reformers, uma ideia da Associação Reformers que tem como objetivo o combate ao preconceito com base na idade, assim como a redução do isolamento e da solidão sénior, que atingem níveis alarmantes no nosso país.

Através de um programa de voluntariado, os idosos isolados ou institucionalizados são questionados sobre o que gostariam de aprender, sendo depois desenvolvidas, semanalmente, atividades para lhes dar resposta.

Para além dos vencedores, foram ainda atribuídas menções honrosas na categoria de Integração de Cuidados em Saúde à Equipa de Suporte a Doentes Crónicos Complexos (ULS Matosinhos), que acompanha um subgrupo de doentes caracterizados pela multimorbilidade e hiperutilização dos Serviços de Saúde; e na categoria de Tecnologia e Dados ao projeto KORE – Kidney Options for Redefined Excellence (ULS Santo António, SPMS), um modelo assistencial no percurso de cuidados na Doença Renal Crónica em estádio avançado.

Recorde-se que a 2ª edição dos TOP Health Awards recebeu 101 candidaturas, tendo sido selecionados 12 projetos de excelência pelo impacto que representam para o setor da saúde em Portugal.

Personalidade Top nos Top Health Awards

Na cerimónia de entrega dos prémios foi ainda anunciada e reconhecida a “Personalidade TOP” desta 2ª edição, uma distinção especial a uma figura de destaque pelo seu percurso excecional alinhado com um propósito claro de impacto positivo na saúde da população. O galardão foi atribuído a Rui Ivo, Presidente do INFARMED e da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Os vencedores de cada categoria receberam um Troféu TOP Health Awards, uma Bolsa de 100% num curso das universidades parceiras (Católica, Nova SBE, ISEG e FMUL), uma reportagem ou entrevista num meio de comunicação, uma sessão de Media Training com especialistas e um vídeo promocional para divulgação do projeto a todo o País.

A cerimónia de entrega dos prémios TOP Health Awards contou com a presença de diversas personalidades de relevo no setor da saúde, entre as quais a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins; o ex-Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes; Maria Belém Roseira, ex-Ministra da Saúde; Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos; e Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos; bem como ilustres representantes de algumas das principais instituições públicas, privadas e sociais ligadas à saúde.

 

Crédito imagem:

Posts relacionados