Scroll Top

5 dicas para sobreviver às festas de fim de ano sem perder o bom humor

festas de fim de ano

As festas de fim de ano costumam ser vistas como um período de alegria, reunião de famílias e amigos, refeições fartas e troca de presentes. Momentos que, segundo vários estudos, podem fortalecer o bem-estar e melhorar as relações. Mas não é menos verdade que esta época se faz acompanhar por stress, que vai da pressão financeira a dinâmicas familiares complexas. Como sobreviver? Há uma especialista que deixa uma lista de conselhos.

Tonya Hansel, vice-reitora de investigação da Escola de Serviço Social da Universidade do Texas em Arlington, nos EUA, realizou uma investigação sobre o tema para ajudar a lidar com estes fatores de stress indesejados durante as festas de fim de ano.

“Esta altura do ano pode despertar memórias de entes queridos que faleceram ou recordar-nos capítulos anteriores das nossas vidas, levando, por vezes, a um aumento da ansiedade ou depressão”, afirma a especialista.

Hansel oferece cinco dicas para promover um período de festas mais saudável e menos stressante:

  1. Avalie-se: Faça uma autoavaliação diária para garantir que tem a energia necessária para completar com sucesso os seus planos e compromissos do dia.
  2. Defina limites: Permita-se dizer “não” ou afastar-se de uma atividade quando se sentir sobrecarregado ou quando já não estiver a encontrar prazer em determinada atividade ou conversa. Se participar em algo a prever a existência de conflitos, esteja preparado com uma estratégia de saída.
  3. Atenção ao orçamento: Crie um plano de gastos realista e siga-o. Escolha experiências significativas e de baixo custo ou presentes que lhe tragam boas recordações.
  4. Evite excessos: Limite o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos ultraprocessados ​​ou açucarados. O consumo excessivo pode deixar a pessoa cansada, irritada e impaciente.
  5. Dê prioridade ao descanso: As festas de fim de ano podem ser agitadas e muitas vezes parecem verdadeiras corridas. Reserve tempo para recarregar energias com momentos de relaxamento e sono adequado.

Seguir estas dicas pode ajudar a tornar as festas de fim de ano mais agradáveis ​​para todos, confirma Hansel, que diz que esta altura “é a época mais maravilhosa do ano… para descansar, recarregar energias e dizer não quando é preciso”.

Crédito imagem: Pexels

Posts relacionados