As candidaturas à edição de 2020 das Bolsas de Jornalismo, uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas, em parceria com a Roche, já estão abertas e decorrem até 30 de novembro. Vão ser atribuídas cinco bolsas no valor total de 10 mil euros.
Este ano, são cinco as bolsas, que visam fomentar a criação de trabalhos jornalísticos na área da Saúde, que vão ser atribuídas, no valor de 2.000 euros cada, destinadas a trabalhos jornalísticos em saúde que tratem preferencialmente as seguintes áreas: neurociências, cancro, medicina personalizada, promoção da saúde e sustentabilidade na saúde.
Os trabalhos propostos deverão concretizar a intervenção dos meios de comunicação social na contribuição para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e da qualidade de vida dos doentes.
O júri da edição deste ano é composto por Graça de Freitas, Diretora-geral da Saúde, Constantino Sakellarides, médico e Professor Catedrático, Isabel Nery, do Sindicato dos Jornalistas, Ricardo Encarnação, diretor médico da Roche, e Sara Sá, jornalista.
Trata-se da segunda edição das Bolsas de Jornalismo, depois de uma primeira edição em 2018. Enfatizar o papel dos meios de comunicação social na contribuição para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e a qualidade de vida dos doentes mantém-se como o objetivo desta iniciativa. Porque um jornalismo de qualidade contribui para uma sociedade mais saudável e equilibrada.