Scroll Top

Alimentos a evitar quando se tem gripe

alimentos a evitar na gripe

As gripes ainda estão distantes da nossa memória, mas a chegada do outono, marcada para o próximo dia 23, costuma trazer não só as recordações, mas sobretudo as experiências na primeira pessoa. E quando se está gripado, pode parecer que nada nos pode fazer sentir melhor (ou pior). No entanto, o alívio pode vir de um lugar inesperado: é que há alguns alimentos que podem melhorar os sintomas da gripe sem que se aperceba.

A gripe costuma dificultar o consumo de alimentos, já que os seus sintomas podem causar náuseas e mau estar. Náuseas essas que podem diminuir o desejo de comer, às quais se juntam os sintomas gastrointestinais, como vómitos e diarreia, que podem ser desencadeados se os alimentos forem consumidos muito cedo.

Comer alimentos ricos em nutrientes é útil, independentemente do tipo de doença e é especialmente importante quando se está com febre. Mas nem todos os alimentos são criados iguais.

Embora os alimentos que nos confortam possam ser o que desejamos quando nos sentimos mal, nem sempre nos fazem sentir melhor. Na verdade, Kasey Vavrek, dietista do Wexner Medical Center, da Universidade de Ohio, nos EUA, sugere que se “evitem os alimentos preferidos, pois é possível que acabe por sentir uma aversão a estes se os consumir quando estiver com náuseas”.

Os alimentos amigos e os inimigos

Com temperaturas corporais elevadas, aumenta a transpiração e a desidratação é um risco. Nestes momentos, o especialista recomenda que se exclua a cafeína e o álcool, já que podem piorar os sintomas. “Por isso, recomendo beber um gole de água e outros líquidos claros ao longo do dia, para permanecer hidratado.”

Há alimentos que são difíceis de digerir, como os ricos em gordura. E por mais que apeteçam, estes não devem ser ingeridos ou pelo menos limitados, assim como os alimentos fritos.

Para os que pensam que os sumos de fruta são ricos em vitamina C e o melhor que se pode beber em caso de gripe, é melhor pensarem novamente. Kasey Vavrek confirma que estas opções “não são nutricionalmente densas e podem inflamar o sistema imunitário. Mais uma vez, recomendo beber um gole de água e outros líquidos claros para permanecer hidratado”.

Afinal, o que pode e deve comer? “As sopas à base de caldo são uma boa opção quando se está doente, pois são facilmente toleradas, mas também ajudam a substituir qualquer fluido e sódio que possa ter sido perdido”.

Caso se esteja a perder muitos líquidos na sequência de problemas de estômago (vómitos ou diarreia), bebidas com eletrólitos, como bebidas desportivas, ajudam a manter a hidratação melhor do que a água.

“Quando já conseguir tolerar líquidos, tente ingerir alimentos leves e macios, com menor probabilidade de provocarem náuseas. Também recomendo consumir refeições pequenas e frequentes assim que puder comer, pois o estômago vazio também pode piorar as náuseas em algumas pessoas.”

Posts relacionados