Scroll Top

Como descobrir se tem um sono regular

dormir

Tendo em conta que passamos um terço das nossas vidas a dormir, não é de estranhar que muitos tentem descobrir o que realmente acontece durante esse ‘estado misterioso’ da noite. A utilização de dispositivos de monitorização do sono tem aumentado nos últimos anos, o que permite revelar os nossos padrões de descanso. Mas como funcionam estes dispositivos e de que forma podem ajudar quem está a dormir?

A Emma, start-up alemã, explica como usá-los da melhor forma, tendo apresentado produtos que desenvolveu para ajudar a criar um padrão regular do sono.

Diferenças no design e na precisão da medição

Algumas ferramentas de monitorização do sono podem ser usadas como relógios de pulso, outras podem ser presas ao colchão ou colocadas na mesa de cabeceira.

Os recursos básicos de monitorização incluem a duração do sono, frequência cardíaca, frequência respiratória ou movimento durante a noite. No entanto, estes dispositivos de monitorização do sono não medem o sono diretamente, referem-se à inatividade como um substituto para estimar o sono e variam muito na sua precisão.

Também é preciso ter cuidado para garantir que o dispositivo não perturbe o seu sono devido a desconforto ou pressão. 

Necessidades individuais e o surgimento da ortosonia

A monitorização do sono pode desencadear uma obsessão doentia na procura da quantidade e qualidade perfeitas de sono, um fenómeno denominado ortosonia.

É importante enfatizar aqui que, embora alguns conselhos sobre o sono possam ser dados em termos gerais, as diferenças individuais são enormes. Um padrão de sono pode ser ideal para si e pode não ser adequado para outra pessoa.

Em vez de prescrever comportamentos de sono específicos, a monitorização do sono deve ser usada mais para descobrir preferências e hábitos individuais, sem pressão para atingir ‘a norma’. Embora um ritmo regular de sono seja importante, não é motivo de preocupação dormirmos um pouco mais ou menos do que o normal. Com isso em mente, os dispositivos de monitorização do sono podem ser muito úteis para controlar a regularidade do seu sono a longo prazo.

Uma boa noite de sono vai além do sono profundo ou da duração do dormir

Como podemos usar de forma otimizada as informações que os dispositivos de monitorização do sono fornecem? Os dados recolhidos nas suas últimas noites de sono tornam-se muito valiosos quando combinados com perceções educacionais e feedback individualizado.

É aqui que entram os dispositivos mais sofisticados ou apps de sono, que permitem direcionar as áreas que o ajudam a melhorar pessoalmente o sono e o desempenho diurno. Isso inclui não apenas mostrar a duração do sono, mas também analisar as ações das diferentes fases do sono, como o sono profundo.

A pesquisa mostra que cada estágio do sono é importante, oferece benefícios distintos e desempenha o seu papel, garantindo a regularidade. Além disso, como dormimos à noite depende de uma variedade de fatores, como a luz, a dieta, exercícios ou temperatura. 

Construção de hábitos e gamificação para melhorias sustentáveis

Embora as pontuações de sono possam ser fascinantes no início, o entusiasmo geralmente desaparece depois de algum tempo e, com ele, muitas vezes a rotina de sono otimizada. Mas com um pouco de resistência podemos ter sucesso na construção de novos hábitos de sono com benefícios a longo prazo. Os hábitos de sono podem ser realizados quase automaticamente, o que torna mais fácil segui-los enquanto o nosso cérebro se concentra em outra coisa.

Uma ferramenta poderosa na construção de hábitos na hora de dormir é tornar agradáveis as novas rotinas. A experiência de momentos agradáveis faz com que o cérebro liberte dopamina, hormona envolvida na regulação da emoção, motivação e movimento, o que reforça ainda mais o hábito.

Além disso, a libertação de dopamina faz-nos desejar repeti-la logo, tornando gradualmente mais fácil interiorizar a nova rotina do sono.

Related Posts