Scroll Top

Fisioterapeuta digital ‘made in’ Portugal ganha prémio internacional

fisioterapeuta digital

Um fisioterapeuta digital, que combina sensores de movimento com inteligência artificial, criado por uma startup portuguesa, conquistou um prémio de inovação internacional, que lhe reconhece potencial para transformar o paradigma da reabilitação mundial.

Atribuído pela Sociedade Internacional de Medicina Física e Reabilitação, o SWORD Phoenix, uma ideia da SWORD Health, foi o vencedor desta competição internacional, que identifica e reconhece o projeto mais inovador e tecnológico, capaz de reduzir a incapacidade em termos de atendimento, reabilitação ou melhorar a participação cívica de pessoas com deficiência.

Melhora o acesso e reduz custos

Disponível nos EUA, Canadá, Austrália, Noruega, Portugal, África do Sul, México e Japão, a tecnologia recorre à combinação de sensores de movimento de alta precisão com os mais recentes avanços tecnológicos na área da inteligência artificial.

E permite aos doentes realizarem as suas sessões de fisioterapia no conforto da sua casa, com feedback em tempo real da sua performance e sempre monitorizados pela equipa clínica.

Ao mesmo tempo, torna possível a expansão da pegada terapêutica das equipas clínicas, permitindo-lhes tratar mais doentes, com resultados clínicos sólidos e reduzindo custos operacionais.

O que significa que se reduz também o custo da fisioterapia para os fornecedores de serviços de saúde, ao mesmo tempo que disponibiliza o acesso à informação mais relevante relativa à performance do doente e ao aumento da eficiência operacional das equipas clínicas.

A tudo isto junta-se ainda outra vantagem: como é usado sem que seja necessário sair de casa, o SWORD Phoenix aumenta os níveis de envolvimento e compromisso dos doentes com o seu processo de recuperação.

De resto, confirmam os resultados dos ensaios clínicos, 93% daqueles que se reabilitaram com o SWORD Phoenix apresentam uma melhoria na qualidade das suas capacidades motoras.

Um fisioterapeuta especial

Criada por Virgílio Bento, a SWORD Health é uma startup portuguesa tecnológica, que visa melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade e a preços acessíveis.

Quanto ao SWORD Phoenix, é um fisioterapeuta digital sofisticado, desenhado para dar aos doentes o acesso a fisioterapia intensiva e de qualidade, no conforto da sua casa, sempre monitorizada pelas equipas clínicas. 

Posts relacionados