Scroll Top

INEM partilha cuidados a ter com o frio

cuidados com o frio

Está frio, muito frio. Um frio que exige cuidados. É para eles que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) chama a atenção, com conselhos para enfrentar estes dias marcados por temperaturas muito baixas.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para uma continuação de temperaturas baixas até ao próximo dia 7, o que poderá provocar um maior desconforto térmico.

Face a estas previsões é importante recordar que quando as temperaturas estão muito baixas é fundamental que se mantenha quente e seguro. Crianças e idosos são grupos particularmente vulneráveis, mas qualquer um pode ser afetado, uma vez que as exposições a baixas temperaturas, no interior e no exterior, podem causar riscos sérios ou letais para a saúde.

Permanecer em casa pode ser uma medida adequada a várias situações, mas também aqui poderá encontrar perigos vários que importa conhecer. Muitas casas estarão frias devido à falta de energia ou pelo sistema de aquecimento não ser adequado à temperatura.

Quando somos forçados a utilizar aquecedores e lareiras aumenta o risco de incêndio, bem como o de intoxicação por monóxido de carbono.

O INEM recorda que com o tempo frio aumenta também o risco de dificuldade respiratória, hipotermia ou queimaduras provocadas pelo frio.

E apela, por isso, à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o Número Europeu de Emergência – 112 apenas em caso de emergência médica.

Todas as situações referentes a aconselhamento têm a sua disposição o número do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM cheguem apenas chamadas referentes a verdadeiras emergências médicas.

Mantenha-se informado, hidratado e quente. Se ficar doente, não corra para as urgências: ligue SNS 24 (808 24 24 24).

Related Posts