Scroll Top

INEM encaminhou 16 doentes por dia em 2021 através da Via Verde do AVC

AVC

Em 2021, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou para os hospitais 5.816 pessoas com sinais e sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), através da Via Verde do AVC. Contas feitas, são cerca de 16 pessoas todos os dias.

As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais, reforça o INEM, alertando para o facto desta ser a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos. Por esse motivo, ligar para o 112 e, após a chamada ser transferida para o INEM, colaborar com os profissionais do Centro de Orientação de Doentes urgentes (CODU) é fundamental para uma triagem e encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC.

Os dados agora partilhados revelam que, no ano passado, o INEM, encaminhou 5.816 doentes com suspeita de AVC para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC, o que se traduz num aumento de 877 relativamente a 2020 (4.939). Já em 2022, até ao dia 28 de março, o INEM encaminhou 1.295 casos.

O distrito do Porto continua a ser o que regista um maior número de casos, com 1.325 doentes encaminhados através da Via Verde do AVC, seguido de Lisboa e Braga, com 1.103 e 511 casos, respetivamente.

Os números referentes a 2021 indicam que o Hospital de Braga foi o que mais casos suspeitos de AVC recebeu através da Via Verde do AVC, com 478 registos. Seguem-se o Centro Hospitalar e Universitário São João, no Porto, e o Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com 404 e 393 casos, respetivamente.

O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

Para prevenir este problema, deve-se adotar hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

O INEM recorda ainda que perante os sinais e sintomas de AVC (falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar), os utentes devem ligar de imediato o Número Europeu de Emergência – 112 e transmitir todas as informações solicitadas, para que possam receber o tratamento mais adequado.

Posts relacionados