Scroll Top

Dicas e conselhos para cuidar de calcanhares secos e gretados

calcanhares

Com o inverno bem instalado e o frio a sentir-se na pele, é fácil para os pés ficarem secos e gretados. Para algumas pessoas, isso é mesmo algo com o qual de resignaram, mas dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia dizem que existem formas de prevenir e tratar calcanhares secos e rachados em casa.

“O tempo frio e seco, andar descalço e os banhos longos e quentes são apenas algumas das razões pelas quais pode ter calcanhares secos e gretados no inverno”, explica Patrick Blake, dermatologista. “Entender o que está na origem destes problemas e tomar medidas para o evitar consegue aliviar a comichão e a dor que podem causar e deixar as pessoas com uma pele mais macia e saudável neste inverno.”

Para cuidar dos calcanhares secos e gretados em casa, Blake deixa as seguintes dicas: limitar os banhos a cinco a 10 minutos. Tomar banho durante muito tempo pode tornar a pele mais seca, piorando os calcanhares já de si secos e fazendo com que estes tenham rachas. É ainda importante secar com cuidado a pele com uma toalha.

Deve preferir-se um gel de banho suave e sem perfume, que ajudará os pés a reter os seus óleos naturais. Há que os hidratar cinco minutos após o banho, procurando um creme hidratante que contenha 10 a 25% de ureia, alfa-hidroxiácido ou ácido salicílico e aplicá-lo nos calcanhares imediatamente após o banho, enquanto a pele ainda estiver húmida e sempre que os calcanhares estiverem secos, para reter a humidade.

Antes de dormir, deve aplicar-se vaselina simples e considerar usar meias à noite, para evitar a gordura na roupa de cama.

Não se deve esquecer de proteger os seus calcanhares: durante o dia, aplicar um curativo líquido sobre as gretas nos calcanhares para criar uma barreira protetora, o que pode ajudar a reduzir a dor, acelerar a cicatrização e impedir que os germes entrem na pele.

Usar sapatos adequados: se a pessoa tiver os calcanhares secos e rachados, deve evitar sapatos de saltos e abertos, como chinelos, sapatos desgastados ou sapatos que não se sirvam corretamente.

“Por vezes, os calcanhares rachados são causados ​​por uma doença, como diabetes”, refere Blake. “Se os seus calcanhares secos e rachados forem graves ou não melhorarem depois de seguir estas dicas, converse com um dermatologista.”

Posts relacionados