A rosácea é uma doença de pele comum que normalmente se manifesta como uma tendência para corar ou ruborizar mais facilmente do que outras pessoas. Embora tratáveis, os sintomas, como o espessamento da pele e os problemas oculares, podem muitas vezes ser desconfortáveis e afetar a qualidade de vida das pessoas.
“Com a rosácea, pode haver muitos fatores desencadeantes que agravam os sintomas ou provocam um surto”, afirma a dermatologista Lycia Thornburg. “É possível controlar a rosácea e até evitar que piore, reconhecendo e evitando os fatores desencadeantes, desde o álcool à luz solar e aos produtos de cuidado da pele que utiliza.”
Os sinais e sintomas da rosácea incluem rubor e vermelhidão no centro do rosto, pele a picar ou arder, vasos sanguíneos rompidos visíveis, surtos de acne, normalmente com a pele muito vermelha, que tendem a ir e vir ou pele oleosa. Para os ajudar a gerir Thornburg e a Academia Americana de Dermatologia recomendam que se sigam estas sete dicas para atualizar a rotina de cuidados com a pele.
– Escolha produtos amigos da rosácea. Procure produtos que digam não sejam comedogénicos (não obstruem os poros) e que são feitos para peles sensíveis. Muitos ingredientes podem irritar a pele sensível e causar um surto. Evite usar produtos com estes ingredientes no rosto: álcool, cânfora, fragrância, ácido glicólico, ácido lático, mentol e ureia.
– Teste os produtos de cuidados da pele. Se tem uma pele sensível, teste os produtos de cuidado da pele antes de os utilizar para reduzir o risco de um surto de rosácea. Aplique o produto numa área do tamanho de um quarto de pele na parte interior do braço, todos os dias, durante sete a 10 dias. Se a sua pele estiver limpa após esse período, utilize o produto.
– Limpar. Pode sentir-se tentado a saltar a limpeza se a sua pele estiver irritada, mas a limpeza até duas vezes por dia ajudará a remover o óleo e a sujidade que podem piorar a irritação. Aplique suavemente o seu produto de limpeza em movimentos circulares com as pontas dos dedos, enxaguando todo o produto quando terminar – se ficar na sua pele, pode causar irritação. Depois, seque suavemente o rosto com uma toalha limpa.
– Hidratar todos os dias. Hidrate-se todos os dias após a limpeza, mesmo que a sua pele pareça oleosa. A hidratação ajuda a reduzir a irritação e aumentar o conforto com a pele.
– Proteger-se do sol. Procure sombra e use vestuário de proteção solar, como um chapéu de abas largas ou óculos de sol com proteção UV. Aplique um protetor solar de largo espetro, resistente à água, com FPS 30 ou superior em toda a pele não coberta pela roupa. Procure um protetor solar que contenha óxido de zinco, dióxido de titânio ou ambos.
– Seja delicado. Evite esfregar o rosto ou utilizar panos, esponjas faciais ou esfoliantes, pois tudo o que irrita a pele pode agravar a rosácea.
– Use maquilhagem, se desejar. Um corretor de cor amarela pode disfarçar a descoloração em tons de pele que vão do claro ao escuro. Um corretor de cor verde pode camuflar a vermelhidão, mas tenha em conta que alguma maquilhagem pode irritar a sua pele sensível. É por isso que os dermatologistas recomendam frequentemente maquilhagem à base de água ou em pó, que normalmente não irritam a rosácea.
– Embora a rosácea seja uma doença de pele comum, existem outras que têm sintomas semelhantes, incluindo a vermelhidão facial. Para determinar se tem rosácea, encontrar um tratamento que funcione melhor para si e aprender a evitar fatores desencadeantes, marque uma consulta com um dermatologista certificado.
“Se não conseguir tratar os seus sintomas através de alterações nos cuidados com a pele, um dermatologista poderá desenvolver um plano de tratamento personalizado”, afirma Thornburg. “Há muitos fatores a considerar no tratamento da rosácea, incluindo a possibilidade de não se tratar de rosácea.”