Scroll Top

4 dicas para aliviar a comichão na psoríase

psoríase

Os problemas de pele podem ter um impacto sério na sua saúde e bem-estar. Que o digam as cerca de 200 mil pessoas que, em Portugal, vivem com psoríase, para quem a comichão pode ser a parte mais incómoda deste problema, dificultando o sono e a concentração, com impacto ainda noutros aspetos da sua qualidade de vida. Para ajudar a aliviar a comichão da psoríase, um dermatologista da Academia Americana de Dermatologia oferece quatro dicas importantes.

“O que começa por ser uma comichão pode transformar-se rapidamente numa infeção se romper a pele e os germes entrarem”, afirma David Pariser, professor na Eastern Virginia Medical School, nos EUA. “É por isso que é tão importante saber como aliviar a comichão para que isso não aconteça.”

Para conquistar este tão desejado alívio, Pariser recomenda:

  • Limite o tempo na água para evitar secar a pele. Tente manter a duração dos duches nos cinco minutos e os banhos nos 15 minutos ou menos.
  • Hidratar a pele após cada duche, banho ou lavagem das mãos, quando a pele ainda está húmida. Isto ajuda a selar a humidade necessária e a cicatrizar a pele, além de reduzir a vermelhidão e a comichão. Deve escolher-se um creme forte, pomada ou óleo em vez de uma loção, uma vez que estes hidratam melhor a pele. E é preciso ainda certificar-se de que o rótulo diz “sem perfume”, pois o perfume pode irritar a pele. Se sentir necessidade de se coçar, aplique antes o seu hidratante.
  • Utilizar um produto para aliviar a comichão. Procurar um produto que contenha mentol ou cânfora. Se este produto fizer com que a pele fique mais seca, deve usar-se um hidratante com ele.
  • Aplicar uma toalha fresca e húmida na pele com comichão. Colocar algo frio sobre a pele reduz a comichão. Também se pode refrigerar um produto para aliviar a comichão, para obter um efeito de arrefecimento adicional.

“Embora estas dicas possam ajudar a aliviar a comichão, é importante lembrar que a psoríase não afeta apenas a pele, o couro cabeludo e as unhas”, afirma o especialista. “Se não tratar a sua psoríase, é mais provável que piore e aumenta o risco de desenvolver outras condições de saúde, como psoríase nas articulações, diabetes e doenças cardiovasculares. Recomendo que todos os doentes com psoríase consultem um dermatologista, uma vez que somos especialistas no diagnóstico e tratamento desta condição cutânea.”

 

Imagem: iStock

Posts relacionados