Scroll Top

Bolsas de Cidadania com número recorde de inscrições e de apoios

bolsas de cidadania

Chamam-se Bolsas de Cidadania e reconhecem projetos e ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais que promovem a saúde e a informação aos doentes. Uma iniciativa da Roche, que este ano recebeu um número recorde de candidaturas, 42, ao qual corresponde um valor recorde de apoios: 60 mil euros.

Os projetos vencedores vão ser apresentados numa cerimónia pública, no dia 02 de maio, que vai contar com a participação do apresentador Jorge Gabriel, habituado a ‘dar a cara’ por projetos de cidadania, que aproveitará para falar sobre a sua experiência na participação em algumas dessas iniciativas.

Escolhidos por um júri independente, as Bolsas de Cidadania Roche, que contam já com quatro edições, apoiaram 15 projetos, no valor total de 135 mil euros, em área tão diversas como diabetes, oncologia pediátrica, hemofilia, doenças raras, entre outras.

As seis bolsas destinam-se a financiar projetos e ideias capazes de fomentar a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde, de informar os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de tratamento. Serão ainda valorizados os projetos que abordem a temática do cancro, doença de Alzheimer e outras demências, esclerose múltipla ou hemofilia.

Os doentes no centro da iniciativa

Incrementar a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde é um dos objetivos desta iniciativa, aos quais se junta a informação dos direitos dos doentes ao acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de tratamento.

Com uma abordagem digital, as ideias devem abordar um dos seguintes temas: cancro, doença de Alzheimer e outras demências, esclerose múltipla ou hemofilia.

Esta ação enquadra-se na Política de Responsabilidade Social da empresa e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.

Posts relacionados