Scroll Top

Tem fatores de risco para doenças cardiovasculares? Então mexa-se!

doenças cardiovasculares

Pressão arterial alta, colesterol elevado e diabetes são os ingredientes para o aumento do risco de doenças cardiovasculares. Mas um novo estudo confirma que no mexer é que está o ganho. Ou seja, diz que para as pessoas com estes problemas, aumentar os níveis de atividade está associado a uma probabilidade mais baixa de eventos cardíacos e mortalidade. É mesmo caso para dizer: mexa-se, pela sua saúde!

O estudo, que foi apresentado no ESC Preventive Cardiology 2021, um congresso científico online da Sociedade Europeia de Cardiologia, foi realizado por especialistas do Radboud University Medical Center, na Holanda.

“Investigações anteriores mostraram que melhorias na atividade física são benéficas para a saúde. No entanto, foram estudos realizados na população em geral. No nosso, estávamos interessados ​​em ver se havia efeitos semelhantes mas em pessoas com fatores de risco cardiovascular, como pressão alta, colesterol alto e diabetes”, refere Esmée Bakker, autora do trabalho.

Os 88.320 indivíduos, com uma média de idades de 55 anos, que integraram este estudo foram submetidos a um exame físico e questionários completos sobre o seu histórico médico e estilo de vida, incluindo a quantidade de exercício praticada, questionários esses repetidos após cerca de quatro anos. 

Foram ainda divididos em cinco grupos, de acordo com os níveis de atividade praticados no início do estudo e após quatro anos (grande redução, redução moderada, nenhuma mudança, melhoria moderada e grande melhoria) e acompanhados ao longo de uma média de sete anos após a primeira avaliação para a ocorrência de doença cardiovascular ou morte.

Os benefícios para as doenças cardiovasculares

Ao todo, 18.502 (21%) dos participantes tinham, no início do estudo, pressão alta, colesterol alto e/ou diabetes. E para as pessoas deste grupo que tinham tido uma melhoria moderada a grande na prática de atividade física, os resultados mostraram uma probabilidade 30% menor de doenças cardiovasculares ou morte, em comparação com os que nada mudaram nos seus níveis de atividade.

“O nosso estudo sugere que, para prevenir ataques cardíacos e AVC e aumentar a longevidade, os indivíduos com fatores de risco precisam de se tornar mais ativos. As associações que encontramos foram ainda mais acentuadas em pessoas relativamente sedentárias no início do estudo, indicando que pessoas inativas têm mais a ganhar.”

Para prevenir doenças cardíacas, as diretrizes europeias recomendam pelo menos 150 minutos por semana de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa ou uma combinação equivalente.

“Se é atualmente é sedentário, caminhar é uma boa atividade para começar. Se está a atingir a quantidade recomendada, tente fazer mais 10 minutos por dia ou aumentar a intensidade.”

Posts relacionados