
Há quem seja muito bom naquilo que faz, que seja um ótimo desportista, um profissional exemplar, um estudante aplicado ou até uma mãe dedicada. E depois há quem seja tudo isto e tenha ainda de enfrentar a esclerose múltipla, num desafio constante aos seus limites que, hoje, graças aos avanços da medicina, é possível superar. São eles que se celebram a propósito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala a 30 de maio.
“Desafia os teus limites!” é o tema principal desta campanha, que coloca lado a lado pessoas com esclerose múltipla e figuras públicas. Miguel Costa, ator, faz muita coisa e Rita Rebouta não lhe fica atrás, apesar do diagnóstico; Andreia Rodrigues, apresentadora, é mãe e Carla Sofia também, um desafio ultrapassado, apesar das limitações da esclerose múltipla; para Mariana Rocha, conhecida como Miss Fit, o esforço associado ao desporto não é novidade, tal como não o é também para Raquel Cerqueira, que sabe bem o que é levar o corpo ao limite no desporto, apesar da doença, que não a impede de desafiar os seus limites. E de desafiar a doença.
São todos vencedores, numa luta repleta de obstáculos que se ultrapassam também com a ajuda dos profissionais de saúde, com quem devem discutir as melhores formas de tratamento, aquelas que são, ao mesmo tempo, as mais eficazes e simples de tomar.
Profissionais neurologistas como Carlos Capela e Lia Leitão juntaram-se à campanha, também em vídeo, a par de outros dois vencedores com a doença de esclerose múltipla: Cláudio França e Luís Loureiro.
A campanha transmite ainda a mensagem de que os avanços no tratamento e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com esclerose múltipla têm sido muitos, permitido a estes doentes ultrapassar muitas das dificuldades que a doença impõe, mas que, mesmo assim, continua a ser preciso continuar a reforçar a importância do diagnóstico o mais atempado possível, para melhorar ainda mais os prognósticos.
Depois do diagnóstico é importante que seja avaliada a melhor terapêutica que permita que todos os doentes tenham força para superar os seus limites.
Uma campanha da Merck, com o apoio da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e da Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM).