Scroll Top

Os 6 melhores sons para o ajudar a relaxar e dormir melhor

dormir

Talvez já tenha ouvido falar neles ou talvez não. Mas são cada vez mais as pessoas que, para dormir, recorrem aos vídeos ASMR, sigla que significa Autonomous Sensory Meridian Response (ou Resposta Sensorial Autónoma do Meridiano), com imagens e sons que fazem com que o cérebro “relaxe”, ajudando a adormecer com mais facilidade. Uma tendência que surgiu na Internet em 2018 e que continua a conquistar adeptos. Agora, especialistas da CFAH, uma organização que visa promover a saúde e o bem-estar, obtiveram dados do Youtube para dar resposta à questão: quais são os sons mais relaxantes para adormecer.

“Todos precisamos do sono para melhorar o nosso sistema imunitário, fortalecer o corpo e melhorar o humor, tudo para nos ajudar a viver mais. Com a ascensão do ASMR, os sons são tendência no TikTok, com 5.400 pesquisas mensais. Para aqueles que lutam para dormir e relaxar à noite, recomendamos ouvir sons relaxantes para ajudar a melhorar o seu padrão de sono, melhorar a ansiedade e acalmarem-se para dormir”, refere Nina Julia, especialista em sono da CFAH.

Mas afinal quais são então os melhores sons para relaxar antes de dormir?

Chuva

O som da chuva é um dos sons mais populares para adormecer, com o vídeo ‘três horas de chuva noturna suave’, do The Relaxed Guy, a ter já mais de 150.000.000 visualizações no Youtube. O vídeo tem a duração, como o próprio título indica, de três horas de chuva suave e ininterrupta, sem nada para o distrair.

A chuva parece mesmo acalmar quando estamos a ter problemas para adormecer. Diz-se que o som da chuva suave evoca sentimentos de calma e estabilidade, além de não ser ameaçador. Acalma o cérebro para adormecer e é ótimo para proporcionar um estado mais relaxante e até mesmo meditativo.

Tal como estar na natureza ajuda a acalmar as nossas mentes ansiosas, ouvir os sons da natureza pode ajudar a acalmar os pensamentos acelerados quando mais precisamos, ajudando a bloquear ruídos ‘noturnos’, como quando finalmente estamos quase adormecer e passa um carro a buzinar lá fora.

Digitar

Qualquer tipo de toque é um grande gatilho de sensação quando se trata de sentir o formigueiro associado ao ASMR, o que explica porque é que a digitação no teclado é também frequentemente pesquisada nas redes sociais. Estes ruídos são populares no Youtube, com a conta ASMR PPOMO a registar mais de 18.000.000 visualizações num vídeo intitulado ‘ASMR 15 Keyboards with Fast Typing for Study & Works’, que mostra a digitação em 15 tipos diferentes de teclados, todos com um som ligeiramente diferente.

Teclar, quando usado para ASMR, pode ajudar à concentração enquanto a pessoa estuda ou quando precisa de se concentrar no trabalho.

Toque suave

Seja num determinado objeto ou material, não há como negar que o toque é ótimo quando se trata de relaxar e ter em uma ótima noite de sono. Gentle Whispering ASMR conquistou 10.000.000 visualizações no Youtube com um vídeo intitulado “TAPS for YOUR NAPZzz”, mostrando que alguns de nós realmente adormecem mais facilmente a ouvir ruídos de toques! Este vídeo destina-se especificamente a ajudar a adormecer e inclui os sons de bater em vários objetos com diferentes superfícies.

O chamado tapping ASMR é a forma mais simplista, porém eficaz, de ajudar a adormecer.

Mistura de tinta

Outro som ASMR que se tornou popular para ajudar ao relaxamento e a dormir é a mistura de tintas. Pearfluer, no Youtube, tem mais de 8.000.000 visualizações com o vídeo ‘Making Paint: Blue Iris’, vídeo que mostra o processo de fabrico da tinta, permitindo que ouça ruídos como a trituração de pigmentos de tinta dentro de um pilão e almofariz.

Este vídeo não é apenas um deleite para os fãs de ASMR, mas também uma delícia de assistir e pode trazer sentimentos de calma à medida que a tinta gira sobre a mesa e é distribuída por pequenas caixas de cores.

Escrita

No Youtube, Winter Whale recebeu mais de 4.000.000 visualizações para um vídeo que mostra a escrita a lápis para ajudar a relaxar, o que é fundamental para dormir bem. O som apresentado é simplesmente o de um lápis a fazer um ligeiro ruído de arranhar – nada para distrair, apenas ASMR puro e calmante para ajudar a dormir.

Ao filmar vídeos de escrita, os criadores geralmente escolhem ferramentas que produzem um som de arranhões quando colocadas no papel, como canetas ou lápis macios.

Escovar o cabelo

Pode estar neste momento a questionar-se que tipo de barulho faz escovar o cabelo que o pode levar a dormir, mas Ally Rae tem mais de 1.500 visualizações com o seu vídeo no Youtube que inclui ‘Hair Brushing, Hair Play & Tapping on The Brush’. Nele, Ally bate na sua escova de cabelo dura de plástico, brinca com as cerdas, escova e brinca com o cabelo, coçando e esfregando.

Todos nós sabemos o quão reconfortante pode ser brincar com o cabelo. Essa reação em nós ocorre por causa de lembranças ternas da infância. O som de escovar pode ajudar a trazer a mesma sensação de calma sentida antes e ajudar a dormir melhor.

Posts relacionados