Scroll Top

Dorme bem? Então tem menor risco de doenças cardíacas e AVC

dorme

Nove em cada dez pessoas não dormem bem, de acordo com um estudo apresentado no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, que descobriu ainda que quem dorme pior tem mais probabilidade de sofrer de doenças cardíacas e AVC. E, segundo os autores, sete em cada dez destas situações poderiam ser evitadas se todos dormissem bem.

“Era esperada uma baixa prevalência de pessoas que dormem bem, tendo em conta as nossas vidas ocupadas 24 horas por dia, sete dias por semana”, refere o autor do estudo, Aboubakari Nambiema, especialista do INSERM (Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica).

“A importância da qualidade e quantidade do sono para a saúde do coração deve ser ensinada cedo na vida, quando os comportamentos saudáveis ​​se estabelecem. Minimizar o ruído noturno e o stress no trabalho podem ajudar a melhorar o sono.”

Estudos anteriores sobre sono e doenças cardíacas costumam concentrar-se nos hábitos do sono, como a sua duração ou a apneia do sono, onde a respiração para e começa durante o sono. O estudo atual foi mais além e investigou as mudanças ao longo do tempo e a incidência de doenças cardiovasculares.

Foram 7.200 os participante, homens e mulheres com idade entre os 50 e 75 anos e livres de doenças cardiovasculares, submetidos a um exame físico e que preencheram questionários sobre estilos de vida, história médica pessoal e familiar e doenças.

Os questionários foram ainda usados ​​para recolher informações sobre cinco hábitos de sono, que foi pontuado, variando de 0 a 5, sendo 0 ou 1 considerado mau e 5 considerado ótimo. Aqueles com valor ótimo relataram dormir de 7 a 8 horas por noite, nunca ou raramente ter insónias, sonolência diurna ou apneia do sono e eram matutinos.

No início do estudo, 10% dos participantes tiveram uma pontuação ótima de sono e 8% uma pontuação má. Durante um acompanhamento médio de oito anos, 274 desenvolveram doença cardíaca coronária ou sofreram um acidente vascular cerebral. E analisada a associação entre os resultados de sono e os eventos cardiovasculares, verificou-se que o risco de doença cardíaca coronária e AVC diminuiu 22% para cada aumento de 1 ponto na pontuação do sono.

Mais especificamente, em comparação com aqueles com pontuação de 0 ou 1, os participantes com pontuação de 5 tiveram um risco 75% menor de doença cardíaca ou AVC.

Os investigadores quiseram ainda perceber quantos eventos cardiovasculares poderiam ser evitados com um sono mais saudável e descobriram que, se todos os participantes tivessem uma pontuação ideal de sono, 72% dos novos casos de doença coronária e AVC poderiam ser evitados todos os anos.

“O nosso estudo ilustra o potencial de dormir bem para preservar a saúde do coração e sugere que melhorar o sono está associado a menores riscos de doenças coronárias e AVC. Também descobrimos que a grande maioria das pessoas tem dificuldades a dormir. Dado que a doença cardiovascular é a principal causa de morte em todo o mundo, é necessária uma maior sensibilização sobre a importância de um bom sono para manter um coração saudável.”

Posts relacionados