![esclerose múltipla](https://noticiassaude.pt/wp-content/plugins/phastpress/phast.php/c2VydmljZT1pbWFnZXMmc3JjPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGbm90aWNpYXNzYXVkZS5wdCUyRndwLWNvbnRlbnQlMkZ1cGxvYWRzJTJGMjAyNCUyRjA2JTJGZXNjbGVyb3NlLW11bHRpcGxhLXRoZWdlbS1ibG9nLWRlZmF1bHQuanBnJmNhY2hlTWFya2VyPTE3MzQ4ODg3MTQtNjEzMTkmdG9rZW49YWQ3NTFlMjc4MGU1MWNkOA.q.jpg)
‘À Deriva’, ‘Grito Mudo’ ou ‘Libertação’ são os nomes que o artista Emanuel Ribeiro escolheu para três dos quadros que integram a exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla”, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM). Mas são também reflexo das complexidades, desafios e triunfos que acompanham a vida de quem tem o diagnóstico de esclerose múltipla.
Uma exposição com o apoio da Merck e do El Corte Inglés (ECI) e que vão estar patentes na Sala de Âmbito Cultural do ECI, em Lisboa, no piso 6, de 29 de junho a 29 de julho, disponíveis para venda, com o seu valor a reverter na totalidade para apoiar o trabalho que a SPEM realiza em prol dos doentes e da sensibilização para a doença.
São, ao todo, 12 peças, 11 das quais expostas, sendo a última uma surpresa que o artista vai concluir, com pintura ao vivo no evento de lançamento da exposição, que vai decorrer no próximo dia 29, pelas 17h, no ECI, que contará também com a presença de Alexandre Silva, presidente da SPEM e onde se irá abordar a importância de apoiar a associação e o trabalho que a mesma tem vindo a realizar.
Esta é uma partilha que se faz através da arte e que visa ter um impacto positivo na realidade de todos os que vivem com esclerose múltipla, proporcionando uma representação tangível e empática das suas experiências.
Cada peça acaba por ser o retrato não apenas dos desafios, mas também da esperança e da determinação de quem convive com esta doença inflamatória crónica e degenerativa, uma das mais comuns do sistema nervoso central e a principal causa de incapacidade neurológica nos adultos jovens que, segundo as estimativas, afeta cerca de oito mil pessoas em Portugal.
A exposição, que é um convite aberto para que todos possam ter um diálogo construtivo sobre a doença, pode ser visitada de segunda a quinta-feira entre as 10h00 e as 22h00, às sextas, sábados e vésperas de feriados entre as 10h00 e as 23h30 e aos domingos e feriados entre as 10h00 e as 20h00, no El Corte Inglés, em Lisboa.
Emanuel Ribeiro é um artista visual nascido em 1980, em Gondomar, e que desde 2010 trabalha exclusivamente como artista visual nas técnicas de escultura, pintura e pirogravura. A sua obra está representada em vários países.