Scroll Top

Campanha sensibiliza para impacto do contacto pele-a-pele com prematuros

prematuros

É a 17 de novembro que se assinala o Dia Mundial da Prematuridade, que sensibiliza para os desafios do nascimento prematuro e celebra, em todo o mundo, a vida dos bebés que nascem cedo demais e das suas famílias. Este ano, sob o lema ” pequenas ações GRANDE IMPACTO: contacto pele-a-pele imediato para todos os bebés, em todos os lugares “, a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, está a sensibilizar para os benefícios do contacto imediato e dos Cuidados da Mãe Canguru (em inglês, KMC – Kangaroo Mother Care) para os bebés prematuros.

O contacto pele-a-pele, contínuo e prolongado, entre o bebé e os pais é um pilar central do KMC. Incentiva a mãe e o bebé a tentarem amamentar, reduz os níveis de stress e reforça os laços familiares. Estudos recentes mostram mesmo que pode (e deve) ser iniciado imediatamente após o nascimento, mesmo antes de o recém-nascido ser considerado clinicamente estável, uma vez que melhora a regulação térmica, previne infeções, induz o leite materno, tem efeitos fisiológicos, comportamentais, psicossociais e de neuro-desenvolvimento positivos e reduz o risco de mortalidade neonatal em 40%.

No entanto, apesar dos benefícios dos cuidados pele-a-pele para os bebés prematuros e de baixo peso à nascença, a implementação do KMC como prática tem sido um desafio persistente a nível mundial. De acordo com a associação, “requer uma mudança de paradigma no modelo ‘clássico’ de cuidados na unidade neonatal, que separa a mãe e o bebé, especialmente se o bebé nascer demasiado pequeno ou demasiado doente”.

É por isso que, neste Dia Mundial da Prematuridade, a XXS reforça que “as mães, os recém-nascidos e as famílias formam um centro inseparável em torno do qual se organiza toda a prestação de cuidados materno-neonatais. Embora os bebés prematuros constituam um dos maiores grupos de doentes pediátricos em Portugal, os seus interesses e necessidades, bem como os interesses e necessidades dos pais, quase não são articulados publicamente”, alerta.

15 milhões de prematuros por ano

O nascimento prematuro é a principal causa de morte em crianças com menos de cinco anos e, todos os anos, cerca de 15 milhões de bebés em todo o mundo nascem prematuros, ou seja, cerca de uma em cada 10 crianças.

O contacto imediato pele-a-pele entre a mãe e o bebé após o nascimento provou ser extremamente benéfico para ambos, reduzindo as taxas de mortalidade e os casos de sépsis. Incentiva a amamentação e a alimentação com leite materno e abre caminho aos Cuidados da Mãe Canguru como prática de cuidados padrão, colocando assim a família no centro de todos os cuidados neonatais e maternos.

 

Crédito imagem: iStock

Posts relacionados