
Sabia que a luz é um fator que afeta tanto a aprendizagem como o desenvolvimento psicológico das crianças em idade escolar? O tipo certo de luz pode aumentar o desempenho em leitura, escrita e matemática e eliminar a inquietação e a agressividade.
Temos agora evidências científicas abrangentes sobre os efeitos que a luz tem nas pessoas. Por exemplo, a luz está diretamente associada ao nosso ritmo diurno, que adapta os nossos corpos a um ciclo de 24 horas de luz e escuridão.
A luz regula coisas como os nossos padrões de sono, temperatura corporal e níveis de hormonas do stress. Por outras palavras, a luz do dia é essencial para garantir que o nosso ritmo diurno funciona como o devido
O SINTEF, instituto de investigação na Noruega, concluiu recentemente um projeto para compilar todos os resultados de pesquisas existentes neste campo, o que deu origem a um conjunto de novas diretrizes sobre como deve ser desenhada a iluminação em edifícios escolares.
“Como a luz impacta os alunos em diferentes áreas, é importante realizar mais estudos para perceber como a luz pode ser utilizada nas escolas”, refere a investigadora Claudia Moscoso. “Espaços de aprendizagem bem iluminados podem apoiar a educação e promover o bom desenvolvimento físico e psicológico dos alunos”, afirma.
As condições de luz são muito importantes para as crianças na escola, sobretudo as que passam muito tempo dentro de casa. Isso afeta o seu estado de alerta, as capacidades cognitivas e os níveis da hormona do stress, o cortisol.
Um estudo do Reino Unido, realizado em 2015 (o Projeto HEAD), recolheu dados de 3.766 crianças em idade escolar e descobriu que as escolas primárias com boa iluminação serviam para aumentar o desempenho académico dos alunos na leitura, escrita e matemática. Uma descoberta de particular interesse foi que 16% da variação no desenvolvimento da aprendizagem ao longo de um ano pode ser explicada pelo design físico da sala de aula.
Estes resultados demonstraram claramente que a luz foi o fator que exerceu o maior efeito (21%), com a qualidade do ar (16%) e a temperatura (12%) a terem também uma grande influência. Esses três fatores foram, por isso, responsáveis por quase metade do efeito sobre o desenvolvimento da aprendizagem.
Outro estudo científico verificou que as salas de aula com grandes janelas estavam associadas a entre 15 e 23% de melhoria nos resultados dos exames dos alunos. E mostrou ainda que condições de luz natural adequadas e estáveis ao longo do ano aumentaram as capacidades académicas entre 20 e 26%, em comparação com salas de aula com baixos níveis de luz natural.
Uma luz adequada promove menos absentismo?
Um terceiro estudo descobriu que as salas de aula com acesso adequado à luz do dia e à solar estavam associadas a menos absentismo dos alunos e melhores capacidades académicas. Por outro lado, as salas de aula com design de iluminação desadequado podem restringir a capacidade de aprendizagem dos alunos, o que acontece porque baixos níveis de iluminação podem afetar o sistema visual de uma criança e, assim, restringir o acesso à informação visual e suprimir a capacidade de aprendizagem.
De facto, descobriu-se que a diferença entre salas de aula com janelas (oferecem condições adequadas de iluminação) e aquelas sem janelas influencia os níveis de cortisol nas crianças que, por sua vez, estão associados à saúde psicológica dos alunos e aos níveis de concentração na sala de aula.
Outro grande projeto de investigação, que utilizou dados de 2.837 crianças em idade escolar com idades entre os 8 e 12 anos, descobriu que os alunos que trabalhavam em salas de aula com grandes janelas exibiam melhores capacidades académicas, em comparação com aqueles em salas de aula com menos áreas de janela.