Scroll Top

Dia Mundial do Cérebro alerta para relação perigosa entre poluição e AVC

associação entre poluição e AVC

Sabia que há uma relação entre poluição e AVC? Que a primeira potencia o segundo? Este ano, o Dia Mundial do Cérebro, que se assinala a 22 de julho, deixa o alerta para esta associação, chamando a atenção para a importância deste fator de risco para as doenças degenerativas do sistema nervoso e cerebrovasculares. 

O tema foi escolhido pela World Federation of Neurology (WFN), que elege o ‘Clean Air for Brain Health’ (‘Ar puro para o seu Cérebro’) como mote.

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) associa-se a esta campanha em Portugal e divulga as mais recentes evidências e indicações sobre a exposição à poluição atmosférica e a ocorrência de AVC.

Nos últimos anos, de resto, os efeitos da poluição atmosférica na nossa saúde têm sido alvo de vários estudos, com 12 milhões de mortes por ano atribuídas a este problema.

Mortes que se relacionam com doenças cardíacas, como o enfarte do miocárdio ou insuficiência cardíaca congestiva, doenças pulmonares, doenças oncológicas e, mais recentemente, com doenças neurológicas, nomeadamente o AVC e a demência. 

Estudos confirmam relação

“São complexos os mecanismos que estão na origem da relação entre exposição à poluição atmosférica e ocorrência de AVC, envolvendo uma componente vascular, uma componente ligada ao sistema nervoso autónomo e uma componente relacionada com o aumento da agregação plaquetária”, refere José Manuel Calheiros, professor catedrático da Universidade da Beira Interior e investigador neste área.

“A poluição está, de facto, a invadir o cérebro os pulmões e, consequentemente, todo o organismo.”

Segundo o especialista, membro da Comissão Científica da SPAVC, têm sido publicados vários estudos que estabelecem uma relação sólida entre a poluição atmosférica e os efeitos agudos e crónicos sobre os sistemas circulatório e nervoso.

“O ano passado foi publicado um estudo que analisou os efeitos da poluição a longo prazo numa população de seis países de médio e baixo rendimentos, que apresentavam elevados índices de poluição, o qual incluiu mais de 45.000 participantes”, refere.

“Concluiu-se que, o aumento de 10 microgramas de partículas poluentes finas (PM2,5) por cada metro cúbico resulta num aumento de cerca de 13% da probabilidade de ocorrência de um AVC. O estudo revelou ainda que, nestes países, 6,6% da totalidade dos AVC podem ser atribuídos à poluição ambiental.”

Tabaco, uma das principais causas de poluição interior

Quando se fala de poluição, tem-se em conta não só a que resulta do tráfego automóvel, indústria, centrais de produção de energia, fogos florestais, mas também a interior, nas nossas casas e locais de trabalho, “sendo que a mais frequente das causas de poluição do ar interior é o fumo do tabaco o qual coloca em risco o fumador e os que com ele convivem”, avança o especialista.

“Estes números traduzem-se num risco e peso enormes para a saúde das populações. Apesar das sistemáticas recomendações para reduzir a poluição há muito preconizadas pela Organização Mundial de Saúde e outros organismos, estamos muito longe do que é desejável, pois essas indicações não são cumpridas na maior parte dos países.”

É por isso que José Manuel Calheiros defende que a sensibilização da população, dos profissionais de saúde e dos decisores políticos para este tema é fundamental “para que passemos do conhecimento para a ação de Saúde Pública”.

Posts relacionados