A diarreia do viajante é um distúrbio comum e desconfortável do aparelho digestivo, que pode afetar as pessoas quando estas se encontram em viagem para novos lugares, resultado da ingestão de alimentos ou água contaminados. Jesse Bracamonte, médico de família na Mayo Clinic, nos EUA, esclarece que a diarreia do viajante não costuma ser grave, mas pode ser altamente desagradável e oferece estratégias para ajudar a evitar este problema que ninguém quer ter nas suas férias.
Quando a pessoa está de férias num novo destino, a última coisa que deseja é uma corrida de emergência para o WC. “Quando os viajantes estão fora, podem ter a diarreia do viajante”, confirma Bracamonte. “Isso geralmente está relacionado com a exposição a bactérias, vírus ou às vezes parasitas num novo país, ao ingerir alimentos contaminados ou ao beber uma água contaminada.”
Os sintomas pode surgir de repente e “podem ocorrer desde fezes soltas e líquidas, com uma frequência de até três vezes ao dia, cólicas abdominais, por vezes febre baixa e náuseas,” explica o médico.
“Há um velho ditado que diz: ‘Cozinhe, ferva, descasque ou esqueça'” e é isso que recomenda o especialista. Seja num cruzeiro, a comer num buffet ou numa banca de rua, há que ter todos os cuidado.
“O que se pode fazer para evitar tudo isso é beber muitos líquidos, certificar-se de que lava as mãos adequadamente” aconselha Bracamonte.
A desidratação é a complicação mais provável de ocorrer numa diarreia do viajante, por isso é importante tentar manter-se bem hidratado. Um soro para reidratação oral é a melhor forma de repor os fluidos perdidos. Tratam-se de soluções com água e sais em proporções específicas para repor fluidos e eletrólitos, que também contêm glicose para aumentar a absorção no trato intestinal.
Produtos para reidratação oral em frascos estão disponíveis em farmácias em áreas desenvolvidas, e muitas delas oferecem as suas próprias marcas. Pode encontrar pacotes de soro para reidratação oral em pó em lojas, farmácias e serviços de saúde na maioria dos países. Quando for usá-lo, reconstitua o pó em água engarrafada ou fervida de acordo com as instruções da embalagem.