Scroll Top

Doença das gengivas pode agravar a DPOC e novo estudo explica como

gengivas

Vários estudos já tinham relacionado a doença grave das gengivas (periodontite) com a doença pulmonar obstrutiva crónica, ou DPOC. Agora, uma nova investigação mostra como a periodontite ativa as células imunitárias associadas ao agravamento da progressão da DPOC. Resultados que sugerem que a gestão da doença das gengivas pode ajudar a tratar a DPOC.


A doença gengival grave tem sido associada à progressão da doença pulmonar obstrutiva crónica, ou DPOC, mas a compreensão da forma como isto acontece no sistema imunitário permanecia pouco clara. Até agora, isto porque um novo estudo conseguiu identificar as células do sistema imunitário que desempenham um papel fundamental na associação microbiana entre a DPOC e a doença das gengivas.

Investigadores da Universidade de Sichuan, na China, referem que as bactérias associadas à doença das gengivas promovem a DPOC através da ativação de dois tipos de células importantes para o sistema imunitário.

“Ao melhorar a terapia periodontal e ao visar a inibição destas células, poderemos ajudar a controlar a progressão da DPOC”, afirma o microbiologista Boyu Tang, líder do estudo juntamente com o microbiologista Yan Li.

Doença das gengivas como fator de risco para várias doenças

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a DPOC é a sexta maior causa de morte a nível mundial, não existindo ainda uma cura. Nos países com rendimentos mais elevados, o tabagismo é a principal causa de DPOC, enquanto nos países com rendimentos baixos e médios, tanto o tabagismo como a poluição atmosférica doméstica são fatores de risco significativos.

A periodontite é uma doença das gengivas que resulta da acumulação não tratada de placa bacteriana, uma película pegajosa constituída principalmente por bactérias. Ao longo do tempo, a placa pode endurecer e transformar-se em tártaro, causando irritação e inflamação do tecido gengival e, em seguida, produzindo espaços profundos entre os dentes e as gengivas, onde as bactérias se desenvolvem e podem levar à perda óssea.

A periodontite é uma doença infecciosa crónica e estudos anteriores descobriram que é um fator de risco para uma série de doenças, incluindo diabetes, hipertensão, alguns tipos de cancro, doenças cardiovasculares e DPOC.

 

Copy imagem: Arvind Philomin (Pexels)

Posts relacionados