Os avanços na investigação sobre a prevenção do cancro da mama representam novas e inovadoras oportunidades para transformar os riscos e potencialmente reduzir a incidência e as mortes por este tipo de tumor, concordam investigadores do Centro de Cancro da Mayo Clinic, nos EUA, uma posição partilhada numa publicação feita na revista médica Journal of Clinical Oncology Practice. Para estes especialistas, uma abordagem personalizada é essencial.
“O sensato por parte dos profissionais de saúde é conhecer os benefícios da avaliação individual dos riscos de cancro da mama, aconselhando e implementando estratégias de redução de risco para os doentes”, refere a autora principal do estudo e clínica geral da Mayo Clinic, Sandhya Pruthi.
As estratégias de redução de risco baseadas em evidências incluem modificações no estilo de vida, terapia preventiva com medicação, exames de imagem da mama e testes genéticos, refere a especialista. Mulheres com elevado risco de serem portadoras de uma mutação hereditária do cancro da mama devem considerar a cirurgia preventiva para redução do risco.
“Os médicos deveriam recomendar avaliações de risco individualizadas para os doentes, aconselhando-os sobre intervenções que incluem desde modificações no estilo de vida até ao uso de medicamentos preventivos”, reforça.
Estratégias que podem ser benéficas para reduzir os tumores sensíveis à ação das hormonas, que têm um bom prognóstico, e podem também ter bons resultados na prevenção de tumores que não são sensíveis à ação das hormonas e que têm um mau prognóstico.
“Durante muitos anos, a investigação ao nível da prevenção do cancro da mama concentrou-se sobretudo no uso de medicamentos para reduzir a incidência de cancros da mama sensíveis à ação das hormonas, mas é fundamental reexaminar e implementar outras estratégias de redução de risco para prevenir tumores desfavoráveis, conhecidos como tumores triplo-negativos”, acrescenta.
Incentiva, por isso, as mulheres e os profissionais de saúde a considerarem uma abordagem abrangente de prevenção deste tipo de tumor, que inclua uma avaliação de risco, a consciência da influência do estilo de vida (como a adoção de uma dieta com baixo teor de gorduras) e o uso de medicamentos que reduzam o risco de morte por esta doença.