Scroll Top

Exame à próstata: quando e como fazer

próstata

O cancro da próstata é o tipo mais comum de cancro entre os homens em todo o mundo. Por cá, os dados do Globocan revelam que, em 2020, o número de casos chegou aos 6.759, o que o torna o segundo maior em incidência, tendo roubado a vida a 1.917 homens (é o quarto mais letal). Números que justificam uma maior atenção à saúde da próstata, o conhecimento sobre os exames que importa fazer e o fim do estigma e da vergonha associados à doença, para que mais homens possam procurar ajuda. Thomas L. Jang, especialista em oncologia urológica e diretor do Programa de Cancro Testicular no Rutgers Cancer Institute of New Jersey explica tudo.

Primeiro, o homem deve conhecer o seu corpo. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada logo abaixo da bexiga e na frente do reto. É do tamanho de uma noz e envolve parte da uretra (o tubo que esvazia a urina da bexiga), sendo responsável pela produção do fluido que compõe parte do sémen.

É importante também que conheça os riscos e os sintomas. Embora a causa exata do cancro da próstata possa não ser conhecida, a ciência já descobriu que vários fatores aumentam o risco de desenvolver a doença. Por norma, aqueles com mais de 50 anos têm maior risco de desenvolver a doença, risco esse que aumenta ainda se existir história familiar da doença. Além disso, a raça é também um fator de risco.

Na maioria dos casos de cancro  da próstata, os sintomas não são percetíveis nos estágios iniciais da doença. Nas situações mais avançadas, incluem-se alterações na frequência ou força da micção, dor ou ardor ao urinar, sangue na urina, dificuldade em ter uma ereção, ejaculação dolorosa ou sangue no sémen. E os homens que apresentam sintomas devem consultar seu médico ou um urologista.

Há problemas na próstata que podem ser detetados através da elevação de uma proteína no sangue, o chamado antígeno específico da próstata (PSA) ou através de um exame, o toque retal, onde o médico sente a glândula através da parede retal para verificar se há áreas irregulares.

Recomenda-se que os homens comecem a conversar com o seu médico sobre os benefícios do rastreio ao cancro da próstata a partir dos 45 anos, ainda que os homens com maior risco o devam fazer a partir dos 40 anos.

Finalmente, o cancro da próstata tem muitas vezes um estigma associado. Não é incomum que os homens se sintam envergonhados ou “menos homens”, isto porque a função da próstata está associada ao desempenho sexual. As mulheres precisam de encorajar os homens das suas vidas a falar mais abertamente sobre a saúde da próstata.

Posts relacionados