No âmbito das cerimónias comemorativas do Dia Mundial da Saúde de 2019, este ano subordinado ao tema Cobertura Universal de Saúde, a iniciativa ‘MAIS PARTICIPAÇÃO melhor saúde’ irá ser agraciada pela Ministra da Saúde, no âmbito do seu trabalho ao nível da participação cidadã.
A distinção de mérito do Ministério da Saúde vai ser atribuída por Marta Temido, reconhecendo assim o papel deste projeto, que tem contribuído para aumentar o envolvimento de todos nas tomadas de decisão em saúde.
MAIS PARTICIPAÇÃO melhor saúde é uma iniciativa promovida pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, em colaboração com outros atores na área da saúde e da participação cidadã, agregando várias pessoas com doença e respetivas associações de doentes.
O seu trabalho procura dar força à participação cidadã, no sentido de promover um maior envolvimento dos cidadãos nas decisões relacionadas com a política de saúde, através de processos de tomada de decisão feitos com base numa ampla participação pública.
O trabalho das organizações que integram este movimento viu recentemente aprovada, no Parlamento, a Carta para a Participação Pública em Saúde, que é, nas palavras de Margarida Santos e Sofia Crisóstomo, coordenadoras da iniciativa, “um reconhecimento da participação de todos os cidadãos nas decisões de saúde eixo fundamental para uma transformação do sistema de saúde e para que a saúde que possa servir, efetivamente, a todos”.