Mais de 8 milhões de chamadas atendidas pelos SNS 24 só este ano

sns 24

Só este ano, o SNS 24 já atendeu mais de oito milhões de chamadas, o que torna 2022 o ano com o maior número de chamadas de sempre, ultrapassando os mais de seis milhões de atendimentos realizados em 2021, revelam os dados partilhados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

São vários os serviços disponibilizados, da triagem, aconselhamento e encaminhamento, assim como a Linha de Aconselhamento Psicológico ou a plataforma de atendimento por videochamada para cidadãos surdos, feito por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

Criada para dar uma resposta de proximidade em saúde mental, a Linha de Aconselhamento Psicológico já prestou apoio a mais de 167 mil pessoas e, este ano, ultrapassou as 40 mil chamadas. Um serviço também disponível em língua inglesa que, em apenas três meses, atendeu mais de 2.100 chamadas de cidadãos não falantes de português.

No que diz respeito à app SNS 24, regista 7,5 milhões de downloads, enquanto o Portal SNS 24 foi visitado, este ano, por mais de 21 milhões de utilizadores.

Já os Balcões, projeto criado em plena pandemia, prestam apoio presencial assistido aos serviços digitais do SNS e à realização de teleconsultas em espaços localizados em juntas de freguesia, estabelecimentos residenciais e estabelecimentos prisionais. Até à data, o País conta com 250 Balcões SNS 24.

As origens do SNS 24

Foi em 1998 que nasceu a linha telefónica pediátrica “Dói Dói Trim Trim”, serviço depois alargado para informar e apoiar a população sobre temas de saúde pública. E foi a junção destes dois serviços que esteve na génese da Linha Saúde 24, em 2007. Dez anos depois, a linha evoluía para o SNS 24.

Posts relacionados