Scroll Top

CHUC apresenta equipamento único no País na área da Medicina Nuclear

medicina nuclear

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) dispõe de um novo equipamento no País com uma tecnologia diferenciadora, que permitirá a obtenção de imagens em 3D instantaneamente, aumentando o detalhe e precisão das mesmas, o que se traduz numa melhoria significativa, tanto ao nível do diagnóstico como de terapêutica, no serviço de Medicina Nuclear, reforçando a resposta do Serviço Nacional de Saúde nas áreas da Cardiologia Nuclear, Neurologia Nuclear e Oncologia.

Este novo equipamento está apenas disponível em Coimbra, trazendo vantagens a três níveis: produtividade, qualidade de imagem e novos parâmetros de quantificação.

A aquisição de imagens mais rápida permite aumentar a produtividade da Medicina Nuclear: já foi possível aumentar em 25% o número de doentes agendados para Cintigrafia de Perfusão do Miocárdio e na área da Neurologia é possível adquirir o exame em metade do tempo, quando comparamos com os sistemas convencionais.

Por outro lado, a obtenção de parâmetros avançados de quantificação também permite extrair mais informações de cada exame, aspeto particularmente importante na Cardiologia Nuclear e nos estudos oncológicos obtido após terapêuticas com radiofármacos.

O equipamento destaca-se pela tecnologia de ponta da GE HealthCare, com a nova geração de detetores digitais e um inovador anel dos detetores, que proporciona benefícios para doentes e profissionais de saúde na área da Medicina Nuclear.

Segundo Gracinda Costa, diretora do serviço de Medicina Nuclear do CHUC, o equipamento “representa uma verdadeira revolução no mundo na Medicina Nuclear. Estamos apenas a começar a desbloquear o seu potencial. Com a versatilidade do inovador anel dos detetores, adaptável à localização dos órgãos em estudo, permite-nos redefinir como exploramos os estudos cintigráficos, sobretudo em cardiologia, neurologia e após tratamento com radiofármacos. A capacidade de realizar aquisições simultâneas com múltiplos isótopos em um único exame, a possibilidade de reduzir a dose de radiação ionizante ao paciente, a acuidade da quantificação, o impacto positivo na qualidade de imagem e na produtividade, abrem oportunidades inovadoras para a prática clínica”.

Com elevada importância nas cintigrafias cardíacas e do sistema nervoso central, este equipamento veio também transformar a resposta nos estudos de Teranóstica, um novo conceito que alia o diagnóstico e a terapêutica, ao fornecer imagens de precisão e alta qualidade, permitindo expandir o horizonte do tratamento personalizado e transformar a inovação na área da Teranóstica.

Isto porque o exame obtido após o tratamento fornece um conjunto de dados que permite conhecer a dose de radiação fornecida às lesões e estudar, posteriormente, a relação entre essa dose e a resposta terapêutica obtida. Paralelamente, possibilita a avaliação dos danos da radiação nos tecidos normais.

Posts relacionados