Scroll Top

Dia Mundial da Saúde: 7 livros que o vão ajudar a viver melhor

Dia Mundial da Saúde

Numa altura em que comemora o seu 75.º aniversário, a Organização Mundial de Saúde escolheu o tema ‘Saúde para Todos’ para assinalar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril). E nós escolhemos sete livros, publicados recentemente, que podem ajudar a conquistar essa saúde e que tem mesmo de conhecer.

1. O meu sono e eu – Mitos e Factos Dia Mundial da Saúde

A experiência individual e coletiva do sono tem conduzido, ao longo de séculos, a múltiplas interpretações empíricas, o que dá origem a crenças e mitos, alguns dos quais que continuam a persistir. são por isso inevitáveis.

Como o sono é considerado o terceiro pilar da saúde, importa conhecer bem as suas funções, os riscos que resultam de ser mal gerido ou mal dormido, e também os enormes benefícios que nos traz. É isso que procura fazer Teresa Paiva, especialista em sono, num livro que desmistifica e clarifica muitas inverdades sobre o sono, que é um património inestimável.

Editor: Livros Horizonte

 

2. Pele Radiante Dia Mundial da Saúde

As doenças de pele são um dos problemas de saúde com maior impacto na autoestima, autoconfiança e amor-próprio e o aspeto radiante e saudável que tanto se procura é algo que surge de dentro para fora, e não algo que se compre, tome ou injete.

Este livro, de Francisca Guimarães, homeopata, vai mostrar que a maioria dos problemas de pele resulta de um acumular de bloqueios energéticos que podem ocorrer ao nível físico, mental ou emocional e que os sintomas são o efeito e não a causa. Através de princípios com base na homeopatia e medicina natural, ajuda a conhecer melhor o seu corpo e a sua mente, a familiarizar-se com as causas que possam estar na origem do problema de pele e fornece as ferramentas para regressar a um estado de plena harmonia, saúde, beleza e radiância.

Editor: Editora In

3. Um Ano de MindfulnessDia Mundial da Saúde

“Há quanto tempo não faz uma pausa a sério?” É a isso que convida este livro com ilustrações de Manel Cruz, que oferece reflexões semanais para colorir.

Uma pausa, num dia-a-dia marcado pelo stresse e pela falta de tempo, com dias de trabalho cada vez mais longos e um tempo livre sequestrado pelos ecrãs.

Editor: Arte Plural

 

 

4. A História Secreta dos AlimentosDia Mundial da Saúde

Um livro que revela factos improváveis e desconhecidos sobre tudo aquilo que consumimos. De forma divertida e controversa, Matt Siegel desvenda toda uma nova perspetiva sobre os alimentos, desmontando mitos e abordando histórias e tradições mal contadas.

Será o azeite realmente italiano, ou estaremos a mergulhar o pão em óleo de candeeiro? Porque é que, de forma algo masoquista, nos sentimos atraídos por alimentos que nos podem fazer mal, como as malaguetas?

Editor: Casa das Letras

 

 

Dia Mundial da Saúde
5. A Ciência de Respirar

Respirar é um dos gestos mais importantes da existência, e repetimo-lo todos os dias; é o primeiro requisito fisiológico necessário para a sobrevivência, mas é também um dos mais subestimados. A qualidade das nossas vidas depende da qualidade da nossa respiração. E muito poucas pessoas estão cientes disso.

Graças à sua formação científica como médico e à sua experiência como desportista e treinador, Mike Maric oferece o guia ideal, cheio de exercícios, experiências, receitas, conselhos e casos reais, para uma respiração saudável e consciente.

Editor: Alma dos Livros

 

Dia Mundial da Saúde
6. A Culpa é da Microbiota

Dores de cabeça, inchaço depois de comer, alergias, dermatite atópica, aqueles quilos a mais de que não se consegue livrar… Pode estar familiarizado com alguns destes problemas, mas sabia que todos eles podem estar relacionados com um desequilíbrio da microbiota?

As descobertas sobre a microbiota constituem uma das maiores revoluções da história da ciência e da medicina. Depois de receber muitos doentes desesperados com problemas que não sabiam como resolver e cuja causa desconheciam, Sari Arponen, especialista em Ciências Biomédicas, começou a investigar um dos aspetos mais negligenciados da saúde humana e partilha todas as suas descobertas com uma linguagem simples, para que qualquer pessoa as possa compreender.

Editor: Planeta

Dia Mundial da Saúde
7. Livro do Bem-Estar e Saúde da Mulher

Se pudesse ter uma médica a responder a questões de saúde feminina e bem-estar a qualquer hora do dia ou da noite, não viveria muito mais descansada? Nádia Sepúlveda, médica de família, responde neste livro, de forma descontraída e acessível, a 60 questões comuns relacionadas com o corpo e saúde da mulher.

Aqui, a mulher encontrará respostas, conselhos e propostas de bem-estar que tornarão a sua vida mais fácil e, principalmente, mais informada acerca do seu próprio corpo e saúde.

Editor: Arena

Posts relacionados